Invest

BDR de empresa de genoma dispara 12% e mostra oportunidade na bolsa

CEO da companhia de biotecnologia, Francis de Souza, diz esperar mais um ano promissor para os resultados da empresa, com possível alta de 17% a 20% na receita

Cresce o número de empresas que fazem do estudo da genética o seu modelo de negócios (./Divulgação)

Cresce o número de empresas que fazem do estudo da genética o seu modelo de negócios (./Divulgação)

As oportunidades de ganhos para quem investe em BDRs são inúmeras. O exemplo desta sexta-feira, 12, veio de um setor inusitado. As ações da Illumina na Nasdaq chegaram a bater uma alta de 19% por volta das 11h30 antes de encerrarem negociadas a 504,76 dólares, com uma valorização de 11,87%. Em um ano, a alta acumulada fica perto de 70%.

A forte alta da empresa de sequenciamento genético, líder de mercado, foi uma resposta de investidores à divulgação de resultados referentes ao quarto trimestre de 2020. Os BDRs (recibos de ações listadas no exterior) da companhia (I1LM34) seguiram o movimento e fecharam em alta de 12,99%, a 550,82 reais. Mas chegaram a registrar uma alta de 19% no meio da tarde.

A receita da Illumina atingiu um valor recorde de 953 milhões de dólares no período, uma alta de 20% frente ao trimestre imediatamente anterior. Em relação ao quarto trimestre do ano anterior, o valor não teve grande variação. O lucro ajustado da empresa foi de 179 milhões de dólares, inferior ao lucro ajustado de 252 milhões de dólares apresentado no quarto trimestre de 2019.

A empresa, além de ter apresentado bons resultados, divulgou também perspectivas de crescimento para o setor de saúde. De acordo com o CEO da Illumina, Francis de Souza, a companhia espera uma recuperação contínua após a pandemia, e a receita anual em 2021 deverá crescer de 17% a 20%.

O analista de BDRs da EXAME Research, Bernardo Carneiro, CFA, destacou o fato de a empresa de biotecnologia estar ao alcance dos brasileiros investidores por meio dos BDRs.

"Tem sido fantástico descobrir oportunidades incríveis em setores que não existem no Brasil e que agora estão ao alcance do pequeno investidor. A californiana Illumina é um exemplo, uma companhia focada na decodificação genética, trabalhando no que existe de mais avançado em biotecnolgia no nicho da genética", disse o especialista.

A Illumina também objetiva fechar a aquisição da empresa americana de biotecnologia GRAIL no segundo semestre deste ano. A Illumina deverá ter um progresso em suas parcerias com a Harvard Pilgrim Health Care, visando o teste de doenças genéticas, e com a Sequoia Capital China.

Conheça um pouco mais sobre a Illumina

A Illumina foi fundada em 1998 em San Diego, na Califórnia. A empresa iniciou como uma startup com o anseio de transformar a saúde humana e baratear processos de estudos de genomas humanos.

Atualmente, a empresa de biotecnologia é líder global em sua área, que alia a indústria da saúde e da biologia com a tecnologia. Um dos lemas da empresa é fazer com que a medicina se torne mais preventiva e precisa, aplicando tecnologias inovadoras à análise da variação e função genética.

Em suma, a Illumina tem como prioridade tornar a análise individual do genoma acessível para poder tratar doenças de maneira personalizada. Nos últimos 13 anos a companhia tem registrado um crescimento médio de mais de 20% em sua receita.

Empresas desse nicho ainda não estão presentes na bolsa brasileira, mas o investidor pode aportar parte de seu patrimônio nela sem precisar abrir conta em uma corretora estrangeira, por meio de BDRs.

Acompanhe tudo sobre:BDRInvestimentos-pessoaisExame Research

Mais de Invest

China mantém liderança global na produção e exportação da indústria leve

Airbnb vai adotar tecnologia 'antifesta' em reservas no Halloween

Com chips de IA, Qualcomm tem maior alta na bolsa em seis meses

Ibovespa bate novo recorde com otimismo após encontro de Lula e Trump