Mercados

10 notícias para lidar com os mercados nesta quinta-feira

Copom sobe juros em 0,25 ponto percentual para 11% ao ano


	Petrobras aprova orçamento de capital de 69 bilhões para este ano
 (Ricardo Moraes/Reuters)

Petrobras aprova orçamento de capital de 69 bilhões para este ano (Ricardo Moraes/Reuters)

Karla Mamona

Karla Mamona

Publicado em 3 de abril de 2014 às 08h48.

São Paulo - Veja o que você precisa saber.

1- Oi lança oferta de ações nesta quinta. O grupo de telecomunicações Oi iniciou oferta primária de ações nesta quinta-feira, na qual oferecerá 5,75 bilhões de ações em lote inicial, numa operação que consiste em parte importante do acordo de fusão com a Portugal Telecom.

2- Acionistas reclamam da compra de Pasadena. O presidente da Associação de Engenheiros da Petrobras (Aepet), Fernando Siqueira, e acionista minoritário da estatal Romano Allegro protestaram nesta quarta-feira contra a compra da refinaria de Pasadena, durante assembleia de acionistas da empresa, realizada nesta tarde.

3- As ações que ficaram fora da última grande festa na Bovespa. Nas últimas duas semanas de março o Ibovespa registrou uma expressiva valorização de 11,7%. A folia compradora – e até atípica frente ao desempenho dos últimos meses – foi desencadeada pelas especulações de que Dilma Rousseff havia perdido espaço nas intenções de voto dos brasileiros – fato que não se concretizou. No entanto, nem todos os papéis do índice acompanharam este crescimento.

4- Copom sobe juros em 0,25 p.p. para 11% ao ano. O Comitê de Política Monetária do Banco Central aumentou hoje em 0,25 pontos percentuais a taxa básica de juros, que foi de 10,75% para 11% ao ano.


5- Petrobras aprova orçamento de capital de R$69,7 bi para 2014. A Petrobras informou nesta quinta-feira que foi aprovado em assembleia geral ordinária realizada na véspera um orçamento de capital de 69,726 bilhões de reais para 2014, seguindo proposta da administração.

6- Braskem fecha com Synthos para fornecimento de butadieno. Braskem informou que celebrou contratos para fornecimento de butadieno e utilidades (como vapor e água) com a empresa Synthos.

7- As 20 empresas com os maiores prejuízos no Brasil em 2013. Eletrobras registrou prejuízo de 6,2 bilhões de reais em 2013. A cifra bilionária é a maior perda acumulada no período por uma empresa brasileira de capital aberto, segundo dados da consultoria Economatica.


8- Após ataques, Vale suspende transporte de carvão. A Vale suspendeu o transporte de carvão de suas minas em Moçambique, após um de seus trens ter sofrido um ataque que causou ferimentos no condutor.

9- Log-In cria linha direta entre Manaus e Santos. A Log-In vai lançar em maio um novo serviço de cabotagem para atender empresas de eletroeletrônicos de Manaus que precisam enviar seus produtos ao mercado consumidor do Sudeste e Sul do País com uma maior frequência que aquela atendida pelas linhas atuais. A empresa fará o trajeto da capital amazonense até o Porto de Santos em dez dias, quatro a menos que o serviço atual. O Costa Norte Express vai começar a operar a partir de maio.

10- Como fica a economia do Rio depois de 7 anos de Cabral. Na manhã desta quinta-feira, Sérgio Cabral (PMDB) deve entregar sua carta de renúncia e deixar o governo do estado do Rio de Janeiro após 7 anos e 3 meses de mandato.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasBraskemQuímica e petroquímicaEmpresas brasileirasSiderúrgicasHoldingsValeMineraçãoEstatais brasileirasEnergia elétricaEmpresas estataisServiçosPetrobrasCapitalização da PetrobrasPetróleoIndústria do petróleoRio de Janeirocidades-brasileirasMetrópoles globaisEletrobras3GTelecomunicaçõesOperadoras de celularB3bolsas-de-valoresIbovespaMercado financeiroEstatísticasIndicadores econômicosBrasil TelecomOiTelemarEmpresas portuguesasPETR4JurosSelicCombustíveisCaso Pasadena

Mais de Mercados

Por que está mais difícil de prever crises nos Estados Unidos

Por que empresas de robotáxi chinesas não foram bem recebidas na bolsa

Tesla segue roteiro da Berkshire. Mas Elon Musk pode ser novo Buffett?

Pfizer vence disputa com Novo Nordisk e compra a Metsera por US$ 10 bi