O governo grego garantiu que pagará hoje 3,2 bilhões de euros de dívida ao BCE (©AFP / Philippe Huguen)
Da Redação
Publicado em 21 de agosto de 2012 às 11h09.
São Paulo — Aqui está o que você precisa saber.
1-Grécia afirma que pagará € 3,2 bilhões ao BCE. A Grécia vai pagar nesta segunda-feira "sem problemas" a quantia de 3,2 bilhões de euros de dívida contraída ao Banco Central Europeu (BCE), afastando o risco imediato de default, informaram fontes do ministério das Finanças.
2- Focus: Mercado espera crescimento de 1,75% no PIB esse ano. O Boletim Focus divulgado hoje pelo Banco Central indica que o mercado espera uma nova queda no crescimento do PIB em 2012. A perspectiva passou de um aumento de 1,81%, segundo o boletim da semana passada, para 1,75% hoje. O boletim é divulgado semanalmente e mede a expectativa do mercado. A perspectiva para a Selic foi mantida em 7,25% no final de 2012. Hoje a taxa está em 8% ao ano.
3- Espanha pode aprofundar medidas de austeridade. O governo da Espanha talvez precise aprofundar ainda mais as medidas de austeridade fiscal para cumprir a meta de déficit de 6,3% do produto interno bruto (PIB) em 2012 se a arrecadação de impostos não crescer, informa o jornal espanhol El País em sua página na internet. O primeiro-ministro Mariano Rajoy "está determinado a cumprir a meta de déficit com ou sem resgate" financeiro externo, assegurou ao periódico uma fonte graduada no governo.
4- Decisão contra TIM faz ações da Telecom Italia caírem. As ações da Telecom Italia estavam entre as que mais caíam nesta segunda-feira no índice FTSEurofirst 300, diante do risco de a TIM Participações ter que pagar uma grande quantia em impostos atrasados. A Justiça brasileira decidiu contra a companhia em um caso de 550 milhões de euros em supostas dívidas tributárias atrasadas por parte da TIM Celular, noticiaram neste final de semana os jornais Il Messagero e Il Sole 24 Ore. A companhia está recorrendo.
5- Economia põe em dúvida repasse de lucro das estatais. A desaceleração da economia no primeiro semestre e resultados negativos em empresas como a Petrobras, que registrou o primeiro prejuízo trimestral em dez anos, põem em dúvida a capacidade de os dividendos das estatais garantirem o equilíbrio das contas públicas em 2012.
6- Bolsas da Ásia fecham em queda e Xangai baixa 0,4%. A maioria dos mercados asiáticos fechou o pregão desta segunda-feira no campo negativo. Não houve negociações nas Filipinas por ser feriado. Já a Bolsa de Xangai, na China, apresentou queda, liderada pelo declínio nas imobiliárias,com as preocupações sobre uma possível nova rodada de medidas de restrição ao setor. O Xangai Composto caiu 0,4%.
7- Globo pode ser campeã no mercado de dívida com Copa e Jogos. O espírito olímpico está impulsionando os títulos de dívida da GloboComunicação e Participações SA e aumentando as apostas de que o grupo de mídia com mais recursos em caixa da América Latina vai ganhar com a realização dos dois maiores eventos esportivos do mundo no país.
8- Mercados europeus focam BCE e títulos espanhóis avançam. Os títulos espanhóis avançaram e o preço da dívida alemã recuou nesta segunda-feira, uma vez que traders passaram a se focar na perspectiva de uma intervenção do Banco Central Europeu (BCE) em mercados periféricos de títulos para ajudar a conter os custos de empréstimos. Uma revista alemã noticiou que o BCE estava avaliando determinar patamares de taxas de juros para compras de títulos, o que significa que vai comprar dívida emitida pelos Estados problemáticos da região se suas taxas de juros superarem um prêmio determinando sobre os Bunds (bônus alemães).
9- Fim da crise econômica italiana está se aproximando. As dificuldades econômicas da Itália não são tão graves como eram há um ano e o fim da crise está ficando mais perto, disse o primeiro-ministro italiano, Mario Monti, neste domingo. Mas ele disse que esperava que as reformas levassem a uma queda mais rápida nos custos de financiamento da Itália do que o ocorrido, o que teria tornado mais fácil para a economia da Itália começar a se recuperar.
10- CME Group faz pedido para montar bolsa no Reino Unido. O CME Group, maior operador de bolsa de futuros dos Estados Unidos, entrou com pedido para criar uma bolsa de valores no Reino Unido que seria, inicialmente, uma plataforma para a negociação de produtos estrangeiros de mercado futuro.A companhia espera lançar a nova bolsa em meados de 2013, segundo comunicado divulgado nesta segunda-feira.