Invest

Abertura de Mercado: commodities devem cair no 2º semestre. Veja como agir

Embaladas pela recuperação da economia global, petróleo e minério de ferro acumulam fortes altas desde o início da pandemia

Minério de ferro Foto: Beawiharta/Reuters (Beawiharta/Reuters)

Minério de ferro Foto: Beawiharta/Reuters (Beawiharta/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de junho de 2021 às 09h04.

A retomada econômica impulsionada pelos estímulos das principais economias do mundo tem feito o preço das commodities disparar. Nesta terça-feira, 1, o preço do petróleo WTI bateu sua máxima desde outubro de 2018, enquanto o brent alcançou o maior patamar em mais de dois anos. Já o minério de ferro dobrou de valor em um ano, chegando a marca dos 200 dólares por tonelada. 

Apesar da forte valorização recente, Bruno Lima, analista-chefe de renda variável da Exame Invest Pro, acredita que o espaço para alta já está muito curto e os preços das commodities devem começar a cair no segundo semestre. “Commodities sobem de escada e descem de elevador”, comentou na Abertura de Mercado desta terça.

A chance de as commodities perderem força no segundo semestre, segundo o analista, é “infinitamente maior” do que a de continuarem subindo. Para Bruno, a desaceleração do crédito na China deve ser um dos principais fatores para uma possível queda dos preços. 

“O canal de crédito é superimportante para a alavancagem dos traders chineses. Até agora se teve turbinada de política fiscal e monetária, resultando em excesso de liquidez. No segundo semestre, o efeito base já não beneficia tanto, porque já acelerou bastante. A China não precisa acelerar muito no segundo semestre para entregar 6% de crescimento do PIB, que é a meta do governo”, disse.

De acordo com o analista, a opção para os investidores com investimentos atrelados às commodities é realizar os lucros da operação aos poucos. “Vai colocando no bolso. Mas para isso tem que entender exatamente qual é o racional do investimento.” 

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresChinaCommoditiesExame ResearchIndústria do petróleoMinério de ferroPetróleo

Mais de Invest

Após lançamento em Austin, Tesla mira Nevada para ampliar serviço de robotáxis

'Desquerida'? Ação da WEG toca mínima do ano após balanço e apaga ganhos recentes

Ibovespa fecha em alta com impulso de Petrobras e bancos

Tesla (TSLA) reporta a maior queda nas receitas trimestrais em mais de uma década