Invest

Ações de Disney e Netflix caem com ameaça de tarifa de 100% em filmes estrangeiros

Trump considera os incentivos oferecidos por outros países à produção local como uma ameaça à segurança nacional

Publicado em 5 de maio de 2025 às 14h12.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reacendeu tensões no setor de mídia global ao prometer uma tarifa de 100% sobre filmes produzidos fora do país.

O anúncio, feito no domingo, 4, por meio de uma postagem na rede Truth Social, afetou diretamente o desempenho das ações de empresas de entretenimento norte-americanas na manhã desta segunda-feira. 5.

“Estou autorizando o Departamento de Comércio e o Representante de Comércio dos EUA a iniciar imediatamente o processo de instituição de uma tarifa de 100% sobre qualquer filme que entre em nosso país e que seja produzido em terras estrangeiras”, escreveu Trump, classificando os incentivos oferecidos por outros países à produção local como uma ameaça à segurança nacional.

A reação do mercado foi imediata. As ações da Netflix chegaram a cair mais de 4% na abertura do mercado, mas por volta das 14h (horário de Brasília) recuavam 1,5%. . Os papéis da Disney, Warner Bros., Paramount, Comcast e Universal também recuaram entre chegaram a recuar mais de 2% antes de suavizarem parte das quedas.

Para o analista Matthew Harrigan, da Benchmark, o anúncio “injeta mais ruído no sentimento dos investidores em praticamente todos os papéis do setor de entretenimento”. Apesar do alerta, o analista manteve a recomendação de compra para as ações da Warner, com preço-alvo de US$ 18, citando a "maior margem de valorização" do papel frente aos concorrentes.

A produção internacional é uma peça-chave para Hollywood, que frequentemente grava fora dos EUA para se beneficiar de incentivos fiscais e custos mais baixos. A proposta de tarifa, caso avance, pode comprometer significativamente a rentabilidade dos estúdios, embora os detalhes da medida ainda não tenham sido divulgados.

Não está claro se a tarifa se aplicaria também a séries e filmes rodados no exterior, mas finalizados nos EUA, ou se afetaria apenas o conteúdo produzido integralmente fora do país. O Departamento de Comércio e a Casa Branca não comentaram o anúncio até o momento.

Acompanhe tudo sobre:AçõesNetflixDisneyWarnerTarifasDonald Trump

Mais de Invest

Por que está mais difícil de prever crises nos Estados Unidos

Por que empresas de robotáxi chinesas não foram bem recebidas na bolsa

Tesla segue roteiro da Berkshire. Mas Elon Musk pode ser novo Buffett?

Mega-Sena: resultado do concurso 2.938; prêmio é de R$ 55 milhões