Mercados

Ações de fabricantes de celulose despencam na Bovespa

Klabin, que também passou a produzir o insumo este mês, caía 3,52 por cento, tendo no radar ainda queda nas vendas de papelão ondulado em fevereiro


	Fábrica de celulose da Fibria: a queda nos preços no país asiático vem na contramão de sinalizações das produtoras de celulose brasileiras
 (Fabiano Accorsi / EXAME)

Fábrica de celulose da Fibria: a queda nos preços no país asiático vem na contramão de sinalizações das produtoras de celulose brasileiras (Fabiano Accorsi / EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de março de 2016 às 12h31.

São Paulo - As ações das fabricantes de celulose lideravam as perdas do Ibovespa nesta terça-feira, após dados mostrando queda nos preços de celulose de fibra curta na China e na Europa.

De acordo com dados consultoria finlandesa Foex compilados pos analistas, houve queda no preço semanal na China de 3,7 por cento, para 528 dólares a tonelada, enquanto na Europa os preços da celulose de fibra curta cederam 2,9 por cento, a 741 dólares a tonelada.

"Estamos surpresos em ver um declínio semanal agressivo como este nos preços de celulose de fibra curta", disseram analistas do BTG Pactual, em nota a clientes.

"Com esses níveis de preço, definitivamente, há participantes sob alguma pressão."

A queda nos preços no país asiático vem na contramão de sinalizações das produtoras de celulose brasileiras.

Em meados de fevereiro, a Suzano havia afirmado que, na sua percepção, os preços na China já estavam chegando a um piso e um movimento de reestocagem deveria ocorrer.

Às 11:44, as ações da Fibria perdiam 10,18 por cento e os papéis da Suzano recuavam 7,76 por cento, enquanto o Ibovespa tinha desvalorização de 0,25 por cento.

Klabin, que também passou a produzir o insumo este mês, caía 3,52 por cento, tendo no radar ainda queda nas vendas de papelão ondulado em fevereiro.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaAçõesChina

Mais de Mercados

Ambipar perde R$ 4 bi em valor de mercado após conseguir proteção na Justiça contra credores

Assaí (ASAI3) fecha entre as maiores baixas do Ibovespa após processar GPA

Ibovespa fecha abaixo dos 146 mil pontos com dúvida sobre próximos passos do Fed

Dólar fecha em alta, a R$ 5,36, após dados fortes sobre economia dos EUA