Mercados

Ações europeias sobem com perspectiva de medidas do BCE

Banco central pode adotar um programa de "quantitative easing" e comprar títulos de governos


	Ações: às 8h33, o índice FTSEurofirst 300 tinha alta de 0,68%, a 1.380 pontos
 (Daniel Roland/AFP)

Ações: às 8h33, o índice FTSEurofirst 300 tinha alta de 0,68%, a 1.380 pontos (Daniel Roland/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de setembro de 2014 às 09h00.

Londres - As ações europeias subiam nesta terça-feira, conforme novos dados fracos sobre a inflação na zona do euro levantavam a perspectiva de novas medidas de estímulo do Banco Central Europeu (BCE) para impulsionar a economia da região.

A inflação na zona do euro desacelerou para 0,3 por cento em setembro, em linha com expectativas do mercado, devido à queda nos preços de alimentos não processados e energia, segundo uma primeira estimativa feita pela agência de estatísticas da União Europeia.

O aumento persistentemente fraco dos preços destaca as dificuldades do BCE em manter a inflação dentro de sua meta de perto de 2 por cento em meio a uma economia da zona do euro estagnada.

Isso eleva as chances de que o banco central pode adotar um programa de "quantitative easing" (QE, na sigla em inglês) e comprar títulos de governos, embora isso seja politicamente difícil devido à dura oposição da Alemanha.

Mesmo assim, operadores disseram que muitos investidores estarão atentos a mais pistas sobre QE na reunião do BCE na quinta-feira.

Às 8h33 (horário de Brasília), o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 tinha alta de 0,68 por cento, a 1.380 pontos.

"Ao menos os números de inflação não mostraram uma deflação completa e investidores ainda estarão atentos a quaisquer pistas sobre QE na quinta-feira, disse o executivo de vendas de ativos europeus da Mirabaud Securities, Rupert Baker.

Acompanhe tudo sobre:BCEZona do Euro

Mais de Mercados

Lucro da B3 sobe para R$ 1,2 bilhão no 3º tri, mas principal linha de receita recua

Dividendos mais altos? Reforma tributária pode antecipar distribuições, diz Bofa

Disney está perdendo milhões de dólares por dia devido ao bloqueio do YouTube TV

Microsoft e Google vão investir US$ 16 bilhões em IA na Europa