Invest

Acordo de Trump, Anfavea e temporada de balanços: o que move o mercado

Itaú, CSN, CSN Mineração, Magazine Luiza, Localiza, Suzano, Cemig, Cogna, Petz e Totvs são algumas das empresas que divulgam seus resultados nesta quinta-feira

Presidente dos EUA, Donald Trump (Mandel Ngan/AFP)

Presidente dos EUA, Donald Trump (Mandel Ngan/AFP)

Publicado em 8 de maio de 2025 às 07h24.

Os mercados estão na expectativa nesta quinta-feira, 8, do anúncio prometido pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Na rede Truth Social, ele afirmou que revelará hoje, às 11h (horário de Brasília), o primeiro acordo comercial de seu atual mandato, firmado com “um país grande e altamente respeitado”. Acredita-se que se trate do Reino Unido.

O anúncio ocorre após o Federal Reserve manter a taxa básica dos EUA e o Comitê de Política Monetária (Copom) elevar a Selic para 14,75%. Agora, as atenções se voltam para o Banco da Inglaterra (BoE), que divulga a sua decisão às 8h. A expectativa é de corte de 0,25 ponto percentual, o que levaria os juros britânicos para 4,25% ao ano.

No Brasil, os primeiros dados do dia são o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) de abril e o Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) de maio, ambos divulgados pela FGV (8h). Às 10h, a Anfavea apresenta os números de produção de veículos em abril.

Nos Estados Unidos, os investidores acompanham os pedidos semanais de auxílio-desemprego e o custo unitário de mão de obra no primeiro trimestre (9h30). Em seguida, saem os estoques no atacado referentes a março (11h) e, ao meio-dia, as expectativas de inflação dos consumidores, medida pelo Fed de Nova York.

A agenda corporativa está movimentada. A Ambev publicou seus números antes da abertura do mercado. Depois do fechamento, Itaú, B3, CSN, CSN Mineração, Assaí, Magazine Luiza, Alpargatas, Localiza, Rumo, Suzano, Cemig, Cogna, LWSA, Petz e Totvs divulgam seus balanços.

Mercados internacionais

As bolsas da Ásia fecharam majoritariamente em alta nesta quinta-feira, 8, após a decisão do Fed. No Japão, o índice Nikkei 225 subiu 0,41%, enquanto o Kospi, da Coreia do Sul, avançou 0,22%. Em Hong Kong, o Hang Seng ganhou 0,37%, e na China, o CSI 300 teve alta de 0,56%. Na Austrália, o S&P/ASX 200 encerrou o pregão com valorização de 0,16%.

Na Europa, os mercados operam no campo positivo desde as primeiras horas do dia, impulsionados pela temporada de balanços e pela expectativa do acordo comercial entre Reino Unido e EUA. Às 6h08 (horário de Brasília), o índice europeu Stoxx 600 subia 0,5%, com altas em todas as principais bolsas: FTSE 100 (+0,2%), CAC 40 (+0,8%) e DAX (+1%).

Nos Estados Unidos, os índices futuros também operam em alta. O S&P 500 sobe 0,73%, o Dow Jones avança 0,54% e o Nasdaq-100 registra alta de 1%.

Acompanhe tudo sobre:AçõesDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Reino UnidoAnfaveaBalanços

Mais de Invest

Palantir nega falhas de segurança em sistemas de defesa; mercado reage mal e ação cai 7,5%

Novo Nordisk planeja lançar pílula contra obesidade em plataformas de telemedicina

Renault estuda aliança com chinesa Cherry para fabricar carros na América do Sul

Ibovespa fecha nos 144 mil pontos, mas tem saldo negativo na semana