Mercados

Alívio na Eletrobras; Mudança na J&F…

Bolsa O Ibovespa voltou a subir nesta terça-feira com a volta das atividades de Wall Street e Londres após feriado. O índice subiu 0,32% e terminou com 63.962 pontos. Entre os papéis mais negociados, estão as ações ordinárias da Vale, que subiram 2,1%, enquanto as preferenciais tiveram alta de 1,88%. Entre as maiores perdas estão […]

ELETROBRASeletrobas rj google (foto/Reprodução)

ELETROBRASeletrobas rj google (foto/Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de maio de 2017 às 18h19.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h00.

Bolsa

O Ibovespa voltou a subir nesta terça-feira com a volta das atividades de Wall Street e Londres após feriado. O índice subiu 0,32% e terminou com 63.962 pontos. Entre os papéis mais negociados, estão as ações ordinárias da Vale, que subiram 2,1%, enquanto as preferenciais tiveram alta de 1,88%. Entre as maiores perdas estão os papéis da companhia de alimentos JBS, que caíram 2,99%, e os da concorrente BRF, que recuaram 1,87%.

__

Estatais em guerra

A companhia de energia elétrica Eletrobras entrou em disputa judicial contra a Petrobras para conseguir iniciar os testes da termelétrica Mauá 3, no Amazonas. O empreendimento, orçado em 1,7 bilhão de reais, está previsto para entrar em operação em junho, mas ainda não conseguiu fechar um contrato para a compra de gás devido a dívidas bilionárias com a Petrobras. A petroleira vinha reiterando que não forneceria combustível à usina por causa das dívidas, mas foi obrigada por uma liminar a fornecer combustível para testes na térmica. A Petrobras afirma que a decisão judicial obriga o fornecimento somente para testes da termelétrica, e que por isso não fornecerá gás às operações.

__

Mais prazo para Eletrobras

A estatal Eletrobras ganhou prazo até o final de 2026 para devolver mais de 1,4 bilhão de reais a um fundo do setor elétrico (RGR), após a empresa recorrer de uma decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que havia exigido a devolução dos recursos em até 90 dias em razão de seu uso indevido. A Aneel também autorizou o uso do valor de venda das distribuidoras da Eletrobras para abater parte dessa dívida. As definições desta terça-feira representam enorme alívio para a Eletrobras, que tem passado por uma reestruturação e em 2016 teve seu primeiro ano de lucro desde 2011. As ações da companhia caíram 2,26% no Ibovespa.

__

Mudança na J&F

Diante do impasse em relação ao acordo de leniência da J&F, holding que administra a companhia de alimentos JBS, os advogados Trench, Rossi e Watanabe deixaram de representar a companhia nas negociações com o Ministério Público Federal (MPF). Segundo nota da companhia, a substituição do escritório ocorreu “de comum acordo”. O escritório Bottini & Tamasaukas assumirá as negociações. No domingo, o MPF apresentou uma nova proposta à J&F, que prevê multa de 10,994 bilhões de reais, que seriam pagos em prestações semestrais ao longo de 13 anos. A última proposta da J&F recusada pelo MPF foi de 8 bilhões de reais.

Acompanhe tudo sobre:Exame HojeÀs Sete

Mais de Mercados

Omnicare, da CVS, pede falência após condenação de US$ 949 milhões

Oracle nomeia dois novos co-CEOs em meio à expansão em IA

Spirit Airlines vai deixar em licença 1.800 comissários durante 2ª falência em menos de um ano

Tarifaço reduz exportações de tecnologia da China para os EUA, mas Ásia mantém crescimento