Mercados

Após abrir 2012 com altas, Ibovespa volta ao vermelho; Localiza lidera perdas

Vale anuncia captação externa; ações desvalorizavam 1% no início da tarde

Ibovespa registra alta de 3,5% na semana (Germano Lüders/EXAME.com)

Ibovespa registra alta de 3,5% na semana (Germano Lüders/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de janeiro de 2012 às 11h28.

São Paulo – O Ibovespa pode ter nesta quarta-feira seu primeiro pregão de perdas em 2012, caso o movimento vendedor que persiste desde a abertura permaneça. O principal índice da bolsa brasileira chegou a desvalorizar 1,2% na mínima do dia, aos 58.557 pontos. Na semana, o índice registra uma valorização de 3,5%.

Na Europa, os principais mercados também operam no terreno negativo. No início da tarde, a perda mais intensa era representada pelo índice espanhol Ibex 35, que caia 2%.

A Alemanha vendeu 4,057 bilhões de euros em bônus governamentais de 10 anos nesta quarta-feira, no primeiro leilão do vencimento desde uma venda que gerou temores sobre as ameaças da crise de dívida da Europa para sua maior economia. Os bônus foram vendidos a um rendimento médio de 1,93%, menor que o juro de 1,98% pago em novembro, quando os nervos do mercado produziram um dos mais mal sucedidos leilões de dívida desde a introdução do euro.

Já Portugal colocou 1 bilhão de euros em dívida pública para três meses a um juro médio de 4,34%, menor do que a taxa de dezembro (4,87%) e a mais baixa dos últimos nove meses. Pelos dados do Tesouro luso, toda a oferta dessa primeira emissão do ano foi negociada e a demanda dobrou com relação ao último leilão (demanda de 2,391 bilhões de euros frente ao 1 bilhão de euros colocados). A rentabilidade dos títulos portugueses para dois anos desceram nesta manhã para 111,4 pontos base com relação ao bônus alemão - o de referência na Europa - e ficaram em 14,98%, contra 16,09% da sessão de terça-feira.

/libc/player/liquid3.swf

Localiza

Com uma alta de 5% na semana, as ações ordinárias da Localiza (RENT3) lideram a ponta negativa do Ibovespa. Na mínima do dia, a desvalorização dos papéis era de 3,7%, ao preço de 26,70 reais.

A empresa, que acaba de entrar para a carteira teórica do Ibovespa, teve sua recomendação rebaixada de desempenho acima da média de mercado (outperform) para neutra pelo analista Luiz Otavio Campos, do Credit Suisse. O preço alvo por ação é de 31 reais, um potencial de valorização de 15% considerando a cotação de fechamento de ontem.

Vale

As ações ordinárias (VALE3) e preferenciais classe A da Vale (VALE5) registravam perdas próximas de 1% nesta tarde. A mineradora anunciou que pretende emitir títulos no mercado internacional com vencimento em 2022, segundo comunicado ao mercado hoje. Os recursos serão usados para “propósitos corporativos em geral”, disse o comunicado.

Citigroup Global Markets Inc, HSBC Securities Inc. JPMorgan Securities LLC, BB Securities Ltd, e Banco Bradesco BBI SA foram contratados para coordenar a operação, disse a Vale.

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresAções

Mais de Mercados

Ibovespa opera acima dos 155 mil pontos, alinhado com exterior

Ouro atinge maior valor em duas semanas com expectativa de novo corte de juros

Justiça decreta falência da Oi: a empresa vai fechar?

Altérra: Maior fundo climático do mundo não tem investimento no Brasil