Invest

Quem são as 3 CEOs brasileiras mais poderosas do mundo? Veja ranking

A revista americana Fortune selecionou 100 executivas com base na capacidade de inovação, trajetória profissional e esforços para melhorar o setor corporativo

Tarciana Medeiros tornou-se a primeira mulher a presidir o Banco do Brasil em 215 anos de história (Leandro Fonseca/Exame)

Tarciana Medeiros tornou-se a primeira mulher a presidir o Banco do Brasil em 215 anos de história (Leandro Fonseca/Exame)

Juliana Alves
Juliana Alves

Repórter de mercados

Publicado em 22 de maio de 2025 às 10h54.

Última atualização em 22 de maio de 2025 às 12h11.

A revista americana Fortune publicou o ranking das 100 mulheres mais poderosas no mundo dos negócios em 2025.

Dessas, três são brasileiras: Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil, Lívia Chanes, CEO do Nubank no Brasil e Magda Chambriard, CEO da Petrobras.

A lista é composta por 52 mulheres atuando nos Estados Unidos e oito são da China. França e Reino Unidos são representados por sete executivas, respectivamente. Com o quinto lugar, Brasil é representado pelas três executivas.

Dezesseis executivas são estreantes, e o restante varia entre veteranas experientes e líderes da nova geração. As três primeiras colocadas deste ano foram Mary Barra, da GM; Julie Sweet, CEO da Accenture; e Jane Fraser, presidente do Citigroup.

Os critérios de avaliação são a influência da executiva, sua capacidade de inovação, trajetória profissional e esforços para melhorar o mundo dos negócios.

Tarciana Medeiros - CEO do Banco do Brasil – 64º lugar

Tarciana Medeiros, CEO do Banco do Brasil  (Leandro Fonseca/Exame)

Em abril de 2024, Tarciana Medeiros tornou-se a primeira mulher a presidir o Banco do Brasil em 215 anos de história. Ela fez carreira no banco nos últimos 24 anos, após trabalhar como feirante e professora.

Em um ano na posição de CEO, ela alcançou marcos como um lucro líquido ajustado recorde de R$ 35,6 bilhões em 2023, um crescimento de 11,4% em relação ao ano anterior. Ao se afirmar mulher negra, lésbica e nordestina, reforçou a pauta da diversidade e da inclusão, e promoveu políticas nesse sentido.

Livia Chanes - CEO do Nubank - 91º lugar

Livia Chanes, CEO do Nubank (Leandro Fonseca/Exame)

Livia Chanes passou a integrar a diretoria executiva da Nu Holdings, com a posição de CEO Brasil em janeiro de 2024. Chanes chegou ao banco como vice-presidente de operações no início da pandemia, em 2020.

Com bacharelado e mestrado em engenheira, começou a carreira no mundo dos negócios no Itaú Unibanco, e depois trabalhou na consultoria McKinsey.

Chanes chegou ao Nubank como vice-presidente de produtos. No segundo semestre de 2022 assumiu como country manager. O Nubank conta com mais de 100 milhões clientes, superando o banco mais antigo do país, o Banco do Brasil.

Magda Chambriard - CEO da Petrobras - 95º lugar

Magda Chambriard, presidente da Petrobras

Magda Chambriard, presidente da Petrobras  (Lucas Landau/Getty Images)

Magda Chambriard assumiu a presidência da empresa em maio de 2024.

Foi diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP) entre 2012 e 2016. Antes de ingressar na ANP, foi funcionária de carreira da Petrobras, onde trabalhou por 22 anos. Engenheira, atua como consultora na área de energia e petróleo.

Ela começou a carreira na Petrobras, em 1980, na área de produção. Ela também é mestre em Engenharia Química pela COPPE/UFRJ.

Acompanhe tudo sobre:RankingsMulheres executivasMulheresCEOsBB – Banco do BrasilPetrobras

Mais de Invest

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 4

Strava, aplicativo fitness, é avaliado em mais de US$ 2 bilhões

Ibovespa abre próximo da estabilidade após queda de 1,59% na véspera

Nvidia perdeu 50% do mercado na China por restrições dos EUA, diz CEO