Mercado Imobiliário

B3 vai registrar letras imobiliárias garantidas a partir de 21 de novembro

Instrumento de mercado foi criado para ampliar as fontes de recursos para o setor imobiliário

Sede da B3: letra imobiliária garantida é isenta de cobrança de Imposto de Renda para pessoas físicas e investidores estrangeiros (Paulo Whitaker/Reuters)

Sede da B3: letra imobiliária garantida é isenta de cobrança de Imposto de Renda para pessoas físicas e investidores estrangeiros (Paulo Whitaker/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 14 de novembro de 2018 às 16h12.

São Paulo - A B3 anunciou nesta quarta-feira, 14, que começará a registrar Letras Imobiliárias Garantidas (LIG) a partir de 21 de novembro, instrumento de mercado criado para ampliar as fontes de recursos para o setor imobiliário.

A LIG é isenta de cobrança de Imposto de Renda para pessoas físicas e investidores estrangeiros. O título pode ter sua rentabilidade atrelada à variação cambial, além da referência a taxas de juros e índices de preços.

O instrumento também dispõe da garantia dupla. Na prática, em caso de falha no pagamento pela instituição emissora, o agente fiduciário assume o controle dos ativos.

A LIG é inspirada nos covered bonds, muito usados na Europa para financiamento imobiliário. Além dos bancos, poderão emitir LIG: sociedades de crédito, financiamento ou investimento, companhias hipotecárias e associações de poupança e empréstimo.

Criada como alternativa a recursos como caderneta de poupança e letras de crédito imobiliário, a LIG foi regulamentada no fim de 2017 pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), mas ainda não houve emissões do título.

Acompanhe tudo sobre:B3LIG - Letra Imobiliária Garantida

Mais de Mercado Imobiliário

Como Bill Ackman quer se tornar o próximo Warren Buffett com aposta de US$ 900 milhões

Meu marido tem uma casa comprada antes do casamento. Em caso de falecimento, como fica a partilha?

Crise das blusinhas? Shein vê lucro despencar 40% e IPO pode ser adiado

Berkshire Hathaway registra lucro de US$ 47,4 bilhões em 2024, e Buffett sinaliza aposentadoria