Mercado Imobiliário

B3 vai registrar letras imobiliárias garantidas a partir de 21 de novembro

Instrumento de mercado foi criado para ampliar as fontes de recursos para o setor imobiliário

Sede da B3: letra imobiliária garantida é isenta de cobrança de Imposto de Renda para pessoas físicas e investidores estrangeiros (Paulo Whitaker/Reuters)

Sede da B3: letra imobiliária garantida é isenta de cobrança de Imposto de Renda para pessoas físicas e investidores estrangeiros (Paulo Whitaker/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 14 de novembro de 2018 às 16h12.

São Paulo - A B3 anunciou nesta quarta-feira, 14, que começará a registrar Letras Imobiliárias Garantidas (LIG) a partir de 21 de novembro, instrumento de mercado criado para ampliar as fontes de recursos para o setor imobiliário.

A LIG é isenta de cobrança de Imposto de Renda para pessoas físicas e investidores estrangeiros. O título pode ter sua rentabilidade atrelada à variação cambial, além da referência a taxas de juros e índices de preços.

O instrumento também dispõe da garantia dupla. Na prática, em caso de falha no pagamento pela instituição emissora, o agente fiduciário assume o controle dos ativos.

A LIG é inspirada nos covered bonds, muito usados na Europa para financiamento imobiliário. Além dos bancos, poderão emitir LIG: sociedades de crédito, financiamento ou investimento, companhias hipotecárias e associações de poupança e empréstimo.

Criada como alternativa a recursos como caderneta de poupança e letras de crédito imobiliário, a LIG foi regulamentada no fim de 2017 pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), mas ainda não houve emissões do título.

Acompanhe tudo sobre:B3LIG - Letra Imobiliária Garantida

Mais de Mercado Imobiliário

Lucro da B3 sobe para R$ 1,2 bilhão no 3º tri, mas principal linha de receita recua

Dividendos mais altos? Reforma tributária pode antecipar distribuições, diz Bofa

Disney está perdendo milhões de dólares por dia devido ao bloqueio do YouTube TV

Microsoft e Google vão investir US$ 16 bilhões em IA na Europa