Mercados

Bancos derrubam Ibovespa depois de alta do IOF em consumo

Bolsa teve queda de 0,77%, liderada pelas baixas nas ações de Bradesco e Itaú Unibanco

Itaú: banco chegou a cair 2,1% nesta sexta-feira (Wikimedia Commons)

Itaú: banco chegou a cair 2,1% nesta sexta-feira (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de abril de 2011 às 12h53.

São Paulo - O Ibovespa opera em baixa e está a caminho de ter a primeira perda semanal em um mês. Os bancos fazem pressão negativa sobre o índice após o governo elevar ao Imposto sobre Operações Financeiras no crédito ao consumidor para combater a inflação.

O Ibovespa caía de 0,77 por cento, a 68.646 pontos, às 12:25. Dos 69 integrantes do índice, 58 estavam em queda, 10 em alta e 1 estava inalterada.

O Banco Bradesco SA estava entre as principais baixas no setor financeiro, com queda de 1,5 por cento. O Itaú Unibanco Holding SA caía 2,1 por cento. As construtoras Rossi Residencial SA e PDG Realty SA subiam, já que os financiamentos imobiliários continuam isentos do IOF.

A partir de hoje, todas as operações de crédito ao consumidor, exceto financiamentos de imóveis, estarão sujeitas à taxação do IOF com alíquota de 3 por cento ao ano, anunciou ontem o Ministério da Fazenda. A alíquota estava antes em 1,5 por cento ao ano.

“Esse anúncio certamente não é positivo para bancos”, escreveram os analistas Mario Pierry e Tito Labarta, do Deutsche Bank AG, em nota distribuída a clientes. Ainda assim, “acreditamos que o impacto do novo IOF sobre nossas estimativas de lucros serão limitadas, considerando que os bancos vão conseguir repassar o imposto mais alto para os consumidores”, disseram os analistas.

Acompanhe tudo sobre:BancosFinanças

Mais de Mercados

Palantir nega falhas de segurança em sistemas de defesa; mercado reage mal e ação cai 7,5%

Novo Nordisk planeja lançar pílula contra obesidade em plataformas de telemedicina

Renault estuda aliança com chinesa Cherry para fabricar carros na América do Sul

Ibovespa fecha nos 144 mil pontos, mas tem saldo negativo na semana