Mercados

BC desiste de fazer operação no mercado futuro

Órgão justificou a medida pelas atuais condições do mercado e avisou que poderá voltar a agir dependendo de como o câmbio se comportar

O dólar apresenta alta nos últimos dias (David Siqueira/Stock.xchng)

O dólar apresenta alta nos últimos dias (David Siqueira/Stock.xchng)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de setembro de 2011 às 16h23.

Brasília – O Banco Central (BC) informou hoje (21) que não vai realizar a operação de swap cambial reverso que havia programado. “Considerando as atuais condições de mercado, o Banco Central decidiu que não realizará leilão de swap cambial reverso para a rolagem do vencimento do próximo dia 1º de outubro”. O BC acrescentou que “irá avaliar a evolução das condições do mercado, em particular do mercado futuro de câmbio, para decidir sobre sua atuação relativamente aos demais vencimentos do swap cambial”.

Equivalentes à compra de dólares no mercado futuro, as operações de swap cambial reverso são feitas em momentos de queda do dólar. Nessa operação, a autoridade monetária aposta que os juros subirão mais que a moeda norte-americana. Os investidores apostam no movimento contrário. No fim do contrato, as duas partes trocam os rendimentos das operações. Se o dólar cair, os investidores terão lucro e o Banco Central fica com o prejuízo, assumindo o risco das oscilações do câmbio.

O BC desistiu da operação no mercado futuro em momento em que o dólar apresenta picos de alta. No último dia 14, o BC também interrompeu as compras da moeda norte-americana no mercado à vista, como vinha fazendo todos os dias úteis.

Acompanhe tudo sobre:CâmbioMercado financeiroBanco CentralCâmbio flutuante

Mais de Mercados

Motiva vende aeroportos a grupo mexicano por R$ 11,5 bilhões

Investidor diminui posição em bolsa após rali do Ibovespa, diz estudo

Ibovespa fecha em baixa pelo 2º dia seguido com aversão global ao risco

Dólar firma queda na reta final do pregão e fecha em R$ 5,31