Mercados

BC russo diz que não usará reserva para limitar volatilidade

O rublo atingiu o menor patamar histórico no mês passado, pressionado pelo tombo dos preços do petróleo, o maior produto de exportação do país


	Moedas e notas de Rublo: o rublo atingiu o menor patamar histórico no mês passado, pressionado pelo tombo dos preços do petróleo, o maior produto de exportação do país
 (Andrey Rudakov/Bloomberg)

Moedas e notas de Rublo: o rublo atingiu o menor patamar histórico no mês passado, pressionado pelo tombo dos preços do petróleo, o maior produto de exportação do país (Andrey Rudakov/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de fevereiro de 2016 às 11h36.

Moscou - O Banco da Rússia afirmou hoje que não compartilha da opinião de que deva utilizar suar reservas em moeda estrangeira para combater a desvalorização do rublo.

"Nós não descartamos intervenções no câmbio, mas as utilizaremos somente se acreditarmos em um risco à estabilidade financeira", disse a presidente da instituição, Elvira Nabiullina.

O rublo atingiu o menor patamar histórico no mês passado, pressionado pelo tombo dos preços do petróleo, o maior produto de exportação do país.

Parte do mercado esperava que o BC fosse agir para conter a queda da moeda nacional mas, até o momento, ele apenas sinalizou que pode elevar os juros caso necessário.

Em uma reunião com representantes do setor bancário, Elvira reconheceu que a volatilidade do rublo tem criado incertezas, mas que os movimentos devem se estabilizar assim que os preços do petróleo acalmarem.

Acompanhe tudo sobre:PetróleoÁsiaEuropaMoedasEnergiaRússia

Mais de Mercados

Ambipar perde R$ 4 bi em valor de mercado após conseguir proteção na Justiça contra credores

Assaí (ASAI3) fecha entre as maiores baixas do Ibovespa após processar GPA

Ibovespa fecha abaixo dos 146 mil pontos com dúvida sobre próximos passos do Fed

Dólar fecha em alta, a R$ 5,36, após dados fortes sobre economia dos EUA