Redatora na Exame
Publicado em 24 de fevereiro de 2025 às 09h30.
Última atualização em 24 de fevereiro de 2025 às 10h42.
A Berkshire Hathaway anunciou que ampliará sua participação em cinco conglomerados japoneses, segundo a carta anual de Warren Buffett aos acionistas. As empresas incluem Mitsubishi, Mitsui, Itochu, Sumitomo e Marubeni.
A decisão deve impulsionar os preços das ações dessas companhias na reabertura do mercado de Tóquio, na terça-feira, 25. A Bolsa japonesa esteve fechada nesta segunda devido a um feriado local.
A Berkshire reforça sua aposta no Japão em um momento em que ações japonesas têm desempenho inferior aos índices globais. O movimento pode atrair mais investidores estrangeiros. Buffett elogiou as empresas por aumentos estratégicos de dividendos, recompras de ações e moderação nos salários de executivos, em contraste com companhias dos EUA.
A participação da Berkshire nas cinco companhias japonesas chegou a US$ 23,5 bilhões no final de 2024. Buffett estima que os dividendos anuais dessas empresas alcançarão US$ 812 milhões.
Inicialmente, a Berkshire havia prometido manter menos de 10% de participação, mas as empresas concordaram em flexibilizar esse limite. "Com o tempo, você provavelmente verá a propriedade da Berkshire em todas as cinco aumentar um pouco", escreveu Buffett.
A Berkshire reafirmou que manterá suas posições no Japão por “muitas décadas” e buscará novas oportunidades de parceria com os conglomerados.