Invest

Warren Buffett: as 5 apostas do bilionario no Japão

Buffett elogiou a postura corporativa das companhias japonesas Mitsubishi, Mitsui & Co, Itochu, Sumitomo e Marubeni

Carolina Ingizza
Carolina Ingizza

Redatora na Exame

Publicado em 24 de fevereiro de 2025 às 09h30.

Última atualização em 24 de fevereiro de 2025 às 10h42.

Tudo sobreBerkshire Hathaway
Saiba mais

A Berkshire Hathaway anunciou que ampliará sua participação em cinco conglomerados japoneses, segundo a carta anual de Warren Buffett aos acionistas. As empresas incluem Mitsubishi, Mitsui, Itochu, Sumitomo e Marubeni.

A decisão deve impulsionar os preços das ações dessas companhias na reabertura do mercado de Tóquio, na terça-feira, 25. A Bolsa japonesa esteve fechada nesta segunda devido a um feriado local.

A Berkshire reforça sua aposta no Japão em um momento em que ações japonesas têm desempenho inferior aos índices globais. O movimento pode atrair mais investidores estrangeiros. Buffett elogiou as empresas por aumentos estratégicos de dividendos, recompras de ações e moderação nos salários de executivos, em contraste com companhias dos EUA.

A participação da Berkshire nas cinco companhias japonesas chegou a US$ 23,5 bilhões no final de 2024. Buffett estima que os dividendos anuais dessas empresas alcançarão US$ 812 milhões.

Inicialmente, a Berkshire havia prometido manter menos de 10% de participação, mas as empresas concordaram em flexibilizar esse limite. "Com o tempo, você provavelmente verá a propriedade da Berkshire em todas as cinco aumentar um pouco", escreveu Buffett.

A Berkshire reafirmou que manterá suas posições no Japão por “muitas décadas” e buscará novas oportunidades de parceria com os conglomerados.

Acompanhe tudo sobre:Japãowarren-buffettBerkshire HathawayMitsubishiAo Ponto

Mais de Invest

Dólar opera em queda após mercado reduzir projeção do câmbio para o fim de 2025

Bolsa Família 2025: Caixa paga hoje beneficiários com NIS de final 6

Esta ação brasileira pode se beneficiar de ‘tarifaço’ de Trump, segundo analista

BTG Pactual recomenda 10 títulos para buscar retornos reais de até 9,23% ao ano