Mercados

BM&FBovespa aplica volume recorde de multa a empresas em 2011

De janeiro a novembro foram 52 autuações, a maioria delas são referentes a atraso na entrega de relatórios financeiros trimestrais

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de dezembro de 2011 às 16h43.

São Paulo - A BM&FBovespa aplicou em 2011 volume recorde de multas a empresas listadas nos níveis diferenciados de governança corporativa e no Bovespa Mais -segmento da bolsa que lista as companhias de menor porte. De janeiro a novembro foram 52 autuações, a maioria delas (27) referentes a atraso na entrega de relatórios financeiros trimestrais.

A penalização por entrega do calendário anual fora do prazo aconteceu 20 vezes. Em todo o ano passado, o órgão de autorregulação da bolsa havia aplicado 24 multas, contra 17 em 2009.

As empresas listadas nos segmentos Nível 1, Nível 2, Novo Mercado e Bovespa Mais se comprometem voluntariamente com normas superiores de boa governança, que incluem um nível de transparência e rigor na divulgação de informações superior ao praticado pelas companhias do segmento tradicional de listagem.

Segundo informações da BM&FBovespa, as empresas mais punidas foram a Renar Maçãs, com sete multas, e a Eletrobras , com quatro. Cemig, Hypermarcas, Anhanguera Educacional, Brasil Insurance e Nutriplant receberam duas multas cada. A bolsa não divulga os valores das multas.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasservicos-financeirosB3bolsas-de-valoresAçõesIbovespaMercado financeiro

Mais de Mercados

Com avanço da Broadcom, Nvidia perdeu quase US$ 470 bilhões em valor de mercado desde agosto

Acordo Mercosul e União Europeia pode redefinir exportações brasileiras em meio às tarifas dos EUA

Dólar fecha semana a R$ 5,41 com resultado fraco de emprego nos EUA

Com payroll bem abaixo do esperado, Ibovespa fecha na máxima histórica