Mercados

Bolsa: 59.179; Petróleo sobe…

Queda no pregão O começo da semana no Ibovespa foi marcado pela instabilidade política que assola Brasília. A bolsa caiu 2,19% e fechou com 59.178 pontos após a reverberação da delação de Cláudio Melo Filho, ex-vice-presidente de relações internacionais da empreiteira Odebrecht, que citou o nome do presidente Michel Temer e também de vários membros da […]

PETRÓLEO: alta da commodity foi a maior em 18 meses e ajudou ações da Petrobras a fechar em alta no pregão / Think Stok (ThinkStok/Divulgação)

PETRÓLEO: alta da commodity foi a maior em 18 meses e ajudou ações da Petrobras a fechar em alta no pregão / Think Stok (ThinkStok/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de dezembro de 2016 às 17h58.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 18h47.

Queda no pregão

O começo da semana no Ibovespa foi marcado pela instabilidade política que assola Brasília. A bolsa caiu 2,19% e fechou com 59.178 pontos após a reverberação da delação de Cláudio Melo Filho, ex-vice-presidente de relações internacionais da empreiteira Odebrecht, que citou o nome do presidente Michel Temer e também de vários membros da cúpula do governo. A queda foi acentuada pelas ações da mineradora Vale, que caíram 1,21%, e das siderúrgicas Gerdau, 5,83%, Usiminas, 2%, e CSN, 2,3%, que caíram apesar da alta de 2,35% no preço do minério de ferro — maior patamar dos últimos 32 meses. A metalúrgica Gerdau teve o pior desempenho do pregão, caindo 8,84%.

__

Queda do dólar

Pela sexta vez consecutiva, o dólar caiu ante o real, fechando a segunda-feira cotado em 3,34. A moeda recuou 0,81% e já acumula perda de 3,66% nos últimos seis pregões. Um dos principais fatores foi a forte alta dos preços do petróleo, ajudado pela atuação do Banco Central que realizou leilões de swap cambial. Outras moedas de países emergentes, especialmente aquelas ligadas a commodities, como o rublo russo, também tiveram alta frente à moeda americana, na medida que o aumento do preço do petróleo, fonte de rende para esses países, traz maior fluxo de dólares.

__

Petrobras na contramão

As ações da Petrobras estiveram entre as únicas altas do dia no Ibovespa. Os papéis ordinários subiram 0,88% e os preferenciais, 0,13%. Apesar da instabilidade política, a petroleira se apoiou no acordo firmado entre os membros da Opep e outros produtores de petróleo, que concordaram, em conjunto, em reduzir a extração de óleo. É o primeiro corte na produção desde 2001. O contrato futuro de petróleo Brent subiu 3%, chegando a custar 56 dólares, o que impactou diretamente as ações da Petrobras.

__

Aposentadoria no BB

Encerrado na última sexta-feira, o plano de incentivo à aposentadoria do Banco do Brasil teve 9.409 adesões. O alvo do banco eram 18.000 pessoas que poderiam aderir ao plano. As despesas não recorrentes com o pagamento do incentivo serão de 1,4 bilhão de reais neste ano. A redução de pessoal é estimada em 2,3 bilhões no ano que vem. O banco já havia anunciado em novembro o fechamento de agências e a redução na jornada de trabalho dos colaboradores. As ações do Banco do Brasil despencaram 4,59% no pregão, ante a redução de classificação para neutra. As ações do Banco Bradesco também tiveram forte queda, de 4,16%. As duas estiveram entre as maiores do dia no Ibovespa.

__

Meirelles cutuca

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, mandou um recado aos banqueiros nesta segunda-feira durante um evento da Federação dos Bancos. Segundo ele, a redução da taxa básica de juro não está alcançando os efeitos esperados porque os bancos não estão repassando a queda às famílias e às empresas. Com medo do aumento da inadimplência, Meirelles disse que a diferença estaria sendo absorvida no spread bancário. A fala do ministro é uma cutucada aos bancários presentes para que reduzam as taxas de juro e ajudem a estimular o investimento e o consumo. No mesmo evento, Meirelles não deu detalhes sobre o plano de medidas microeconômicas que o governo vem prometendo. “Assim que houver decisão, o anúncio será feito imediatamente”, disse.

Acompanhe tudo sobre:Exame HojeÀs Sete

Mais de Mercados

Dividendos mais altos? Reforma tributária pode antecipar distribuições, diz Bofa

Disney está perdendo milhões de dólares por dia devido ao bloqueio do YouTube TV

Microsoft e Google vão investir US$ 16 bilhões em IA na Europa

Dólar fecha no menor valor em mais de um ano, a R$ 5,27