Mercados

Bolsa atinge a marca de 1,5 milhão de investidores

Número de inscritos cresceu em quase 700 mil desde o início do ano

Aumento no número de participantes na bolsa foi o mais rápido desde 2007, quando a bolsa brasileira dobrou sua base de pequenos investidores. (Patricia Monteiro/Bloomberg)

Aumento no número de participantes na bolsa foi o mais rápido desde 2007, quando a bolsa brasileira dobrou sua base de pequenos investidores. (Patricia Monteiro/Bloomberg)

TL

Tais Laporta

Publicado em 30 de outubro de 2019 às 08h42.

Última atualização em 30 de outubro de 2019 às 09h12.

São Paulo - Além dos recordes de pontuação, a bolsa brasileira também tem colecionado números inéditos de investidores. A B3 alcançou a marca de 1,5 milhão de cadastros de investidores pessoas físicas até outubro, segundo informação divulgada pelo diretor da empresa, Felipe Paiva, e confirmada pela assessoria. No final de 2018, o mercado de ações brasileiro somava 813 mil CPFs inscritos.

Com isso, o número de cadastros cresceu em quase 700 mil desde o início do ano - o que equivale a uma entrada média de 70 mil pessoas por mês.

A marca foi comemorada por gestores e agentes do mercado nas redes sociais. O mercado vem pontuando repetidas vezes sobre o momento favorável para investir em ações, mencionando a retomada econômica e o ciclo de juros cada vez mais baixos no Brasil e no exterior.

Com quase 80 mil seguidores, o sócio da gestora de recursos Alaska Asset Management, Henrique Bredda, comentou em sua conta no Twitter esperar que a bolsa atinja 3 milhões de pessoas em 2020, ponderando que esse movimento "não deve ser indolor".

Três vezes mais investidores que há 10 anos

O aumento no número de participantes na bolsa foi o mais rápido desde 2007, quando a bolsa brasileira dobrou sua base de pequenos investidores. A quantidade atual é mais que o triplo de 10 anos atrás, quando a B3 (na época, BM&FBovespa) pouco mais de 500 mil investidores.

Como a B3 considera os cadastros em cada agente de custódia, o cálculo pode contabilizar o mesmo investidor mais de uma vez, caso ele tenha conta em mais de uma corretora.

O volume aplicado na Bolsa por pequenos investidores até setembro somava 284 bilhões de reais, dos quais quase 80% estavam em posse de cadastrados com mais de 45 anos de idade. Do total de investidores pessoas física cadastrados na B3, 77% eram do sexo masculino até o mês passado.

Acompanhe tudo sobre:B3Investidores

Mais de Mercados

Por que está mais difícil de prever crises nos Estados Unidos

Por que empresas de robotáxi chinesas não foram bem recebidas na bolsa

Tesla segue roteiro da Berkshire. Mas Elon Musk pode ser novo Buffett?

Pfizer vence disputa com Novo Nordisk e compra a Metsera por US$ 10 bi