Mercados

Bolsa de Tóquio avança após alta do dólar

Fortes dados dos Estados Unidos publicados na semana passada também incentivaram a alta


	Índice Nikkei: o índice subiu 1,16%, para 15.890,95 pontos
 (Getty Images)

Índice Nikkei: o índice subiu 1,16%, para 15.890,95 pontos (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de outubro de 2014 às 06h27.

Tóquio - A bolsa de Tóquio começou a semana em alta, após os fortes dados dos Estados Unidos publicados na semana passada e em meio ao avanço do dólar durante as sessões asiáticas desta segunda-feira. O índice Nikkei subiu 1,16%, para 15.890,95 pontos, em dia de fluxo lento com feriados em vários países asiáticos.

No primeiro pregão em Tóquio depois da divulgação do relatório de emprego e da taxa de desemprego dos EUA, que caiu para 5,9%, o dólar avançou durante a sessão para 109,53 ienes, de 108,96 ienes da sessão anterior. A alta da divisa norte-americana favorece os exportadores locais, que veem seus preços se tornarem mais competitivos e aumentam os ganhos, em iene, ao repatriar lucros no exterior.

"Não é surpreendente que o mercado tenha reagido após a queda vista na semana passada, em meio a alta do dólar", avaliou o gestor-chefe do Chibagin Asset Management, Yoshihiro Okumura. "Do ponto de vista macroeconômico, o Japão não está em boa situação, no entanto, a política de incentivos do governo pode ter efeito semelhante nas ações ao que um aumento de lucros das empresas teria", afirmou.

As ações da Toyota Motor avançaram 1,5%, enquanto a Panasonic subiu 1,8% e a Fanuc valorizou 1,1%. A Fujifilm Holdings atingiu o maior nível deste ano, após valorizar 2,8% hoje, com notícias de que duas vítimas de Ebola foram curadas por um medicamento produzido por uma subsidiária da companhia japonesa.

Entre as varejistas de moda, no entanto, o movimento foi no sentido contrário. A Onward Holdings caiu 4,5% e a Chiyoda perdeu 5,1%, em meio a frustração com os lucros, que caíram depois da implementação do aumento do imposto sobre consumo em abril deste ano. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresAçõesMercado financeiroNikkei

Mais de Mercados

Eletrobras muda de nome e passa a se chamar AXIA Energia

Ibovespa opera perto da estabilidade com balanços no radar

Fim da seca dos IPOs? Citi vê horizonte para retomada de ofertas no Brasil

Sem trégua, peso argentino volta a cair e renova mínima histórica frente ao dólar