Mercados

Bolsas asiáticas fecham em alta após PIB da China

O PIB chinês cresceu 7,4% ante igual período do ano passado, superando ligeiramente a previsão


	Bolsa de Xangai: o principal índice acionário chinês, o Xangai Composto, encerrou a sessão de hoje com ganho de 0,2%, a 2.105,12 pontos
 (AFP)

Bolsa de Xangai: o principal índice acionário chinês, o Xangai Composto, encerrou a sessão de hoje com ganho de 0,2%, a 2.105,12 pontos (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de abril de 2014 às 09h00.

São Paulo - As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta nesta quarta-feira, em reação aos dados melhores que o esperado do Produto Interno Bruto (PIB) da China.

Entre janeiro e março, o PIB chinês cresceu 7,4% ante igual período do ano passado, superando ligeiramente a previsão de acréscimo de 7,3%. O resultado acabou deixando em segundo plano a produção industrial da China, que teve crescimento anual menos forte que o esperado em março, de 8,8%.

Embora a economia da China tenha expandido em ritmo mais lento que no quarto trimestre do ano passado, quando avançou 7,7% ante um ano antes, o número mais recente aparentemente afastou temores de que haja uma desaceleração mais profunda na segunda maior economia do mundo.

O indicador também contribuiu para desviar a atenção dos investidores da crise na Ucrânia, que vem enfrentando movimentos separatistas na região leste.

De qualquer forma, os analistas ainda aguardam medidas de Pequim para impulsionar o crescimento. "Vamos monitorar quaisquer sinais da forma de pensar do governo sobre a política monetária, o ritmo de novos IPOs (ofertas públicas iniciais) que estão chegando ao mercado e quaisquer desdobramentos relacionados à abertura dos mercados acionários a investidores estrangeiros", comentou Deng Wenyuan, da Soochow Securities.


O principal índice acionário chinês, o Xangai Composto, encerrou a sessão de hoje com ganho de 0,2%, a 2.105,12 pontos, enquanto o Shenzhen Composto ficou estável, em 1.085,06 pontos. Em Hong Kong, o índice Hang Seng subiu 0,11%, a 22.696,01 pontos.

Em outras bolsas asiáticas, o índice Kospi, de Seul, fechou estável a 1.992,21 pontos, mas o Straits Times, de Cingapura, avançou 0,2%, a 3.253,20 pontos, o PSEi, de Manila, teve ganho de 0,8%, a 6.671,18 pontos, e o Taiex, de Taiwan, subiu 0,1%, a 8.923,82 pontos.

Na bolsa australiana, o dia também foi de valorização em resposta ao PIB chinês. O índice S&P ASX 200, de Sydney, registrou alta de 0,6%, a 5.420,30 pontos, garantindo seu maior avanço em cinco dias.

A BHP Billiton se destacou, com ganho de 0,4%, após sua produção trimestral de minério de ferro, cobre, carvão e petróleo superar as expectativas e de a mineradora elevar suas projeções para o ano fiscal que se encerra em junho. Com informações da Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:Ásiabolsas-de-valoresAçõesIndicadores econômicosPIB

Mais de Mercados

Lucro da B3 sobe para R$ 1,2 bilhão no 3º tri, mas principal linha de receita recua

Dividendos mais altos? Reforma tributária pode antecipar distribuições, diz Bofa

Disney está perdendo milhões de dólares por dia devido ao bloqueio do YouTube TV

Microsoft e Google vão investir US$ 16 bilhões em IA na Europa