Mercados

Bolsas da Ásia caem por fraco crescimento de emprego nos EUA

Os números levaram investidores a reduzirem suas exposições ao risco antes da divulgação de mais dados do país e resultados de empresas

O índice de Xangai caiu 0,90 por cento (Getty Images)

O índice de Xangai caiu 0,90 por cento (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de abril de 2012 às 07h58.

Tóquio - As bolsas de valores da Ásia caíram nesta segunda-feira, depois que uma forte desaceleração do crescimento do emprego nos Estados Unidos levantou preocupações sobre a força da maior economia do mundo. Os números levaram investidores a reduzirem suas exposições ao risco antes da divulgação de mais dados do país e resultados de empresas, bem como índices da China que serão publicados nesta semana.

Os dados de sexta-feira mostraram a criação de 120 mil postos de trabalho nos EUA em março, muito abaixo do ganho esperado de 203 mil postos de trabalho, registrando o menor aumento desde outubro e mantendo a porta aberta para o Federal Reserve (banco central norte-americano) dar mais apoio monetário à frágil economia.

O índice MSCI para a região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía 0,83 por cento às 7h51 (horário de Brasília), se aproximando da mínima em quatro semanas atingida na semana passada. O índices futuros dos Estados Unidos caíam mais de 1 por cento após os dados de emprego.

O índice Nikkei da bolsa de Tóquio encerrou em queda de 1,5 por cento, depois de chegar a recuar 1,6 por cento para o menor nível em um mês, com um iene em alta também prejudicando a confiança.

"As ações sobre os preços após os dados de emprego mostram que o mercado está excessivamente precificando a recuperação da economia norte-americana e precisa agora preencher o espaço entre a realidade e preços construídos sobre uma visão de fortalecimento da economia", afirmou um sócio na empresa de pesquisa e consultoria Market Risk Advisory Co. Naohiro Niimura.

Alguns mercados asiáticos, incluindo Austrália e Hong Kong, e os mercados europeus permaneceram fechados nesta segunda-feira.

O índice de Xangai caiu 0,90 por cento, Cingapura teve queda de 0,87 por cento, o índice de Seul perdeu 1,57 por cento e a bolsa de Taiwan cedeu 1,37 por cento.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiaEstados Unidos (EUA)bolsas-de-valoresAções

Mais de Mercados

Dona da Ray-Ban tem receitas acima do esperado com venda de óculos inteligentes

Peso argentino sob pressão: resgate americano pode não conter fuga de capitais

Mercado Pago supera Itaú em tráfego de usuários mensais, aponta estudo

Dólar fecha em queda com expectativa de queda de juros nos EUA