Invest

Bolsas da Europa fecham em alta, com balanços e ata do BCE à espera de decisão do BC europeu

Bolsa de Paris teve um dos melhores desempenhos da sessão, com alta das ações das marcas de luxo Hermes, em 1,89%, e LVMH, 2,55%

Bolsa de Valores de Frankfurt, na Alemanha (picture alliance/Getty Images)

Bolsa de Valores de Frankfurt, na Alemanha (picture alliance/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 18 de janeiro de 2024 às 16h03.

As bolsas da Europa fecharam em alta nesta quinta-feira, 18, em meio à temporada de balanços corporativos e após a ata do Banco Central Europeu (BCE) alimentar a expectativa pela próxima decisão de juros da autoridade monetária, na semana que vem.

"Vimos uma estabilização modesta nos mercados europeus depois das perdas de ontem", comentou o analista Michael Hewson, da CMC Markets.

Hewson observou que a bolsa de Paris teve um dos melhores desempenhos da sessão, com alta das ações das marcas de luxo Hermes (1,89%) e LVMH (2,55%), na esteira do balanço da varejista de luxo suíça Richemont. O índice parisiense CAC 40 fechou com ganhos de 1,13%, aos 7.401,35 pontos.

Outro setor em destaque na sessão foi o de tecnologia, apoiado pela empolgação do resultado trimestral da taiwanesa TMSC - maior fabricante de semicondutores do mundo. A franco-italiana STMicroelectronics subiu 3,45% na Bolsa de Milão, e a holandesa ASM teve alta de 7,36% em Amsterdã.

Os investidores vão se posicionando para as decisões de política monetária do Banco Central Europeu (BCE) na próxima quinta-feira 25, e do Banco da Inglaterra (BoE), no dia 1º de fevereiro. Nesta quinta, a ata do BCE enfatizou o recente declínio da inflação na zona do euro, mas reforçou que os próximos passos dependem da evolução dos dados

O analista Craig Erlam, da Oanda, lembrou que as precificações para cortes de juros foram muito agressivos no fim de 2023. "Ainda há uma sensação de que isso poderia acontecer novamente, e é por isso que aparentemente há tanta relutância em permitir que os mercados corrijam de forma significativa", apontou.

Na Bolsa de Frankfurt, o DAX subiu 0,83%, aos 16.567,35 pontos; em Milão o FTSE MIB teve ganhos de 0,84%, aos 30.350,53 pontos; e, em Lisboa, o PSI 20 ficou estável, aos 6.322,62 pontos. As cotações são preliminares.

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresEuropaInglaterraFrançaUnião Europeia

Mais de Invest

Ibovespa opera em alta aos 146 mil pontos

BTG Pactual lança ETF de ouro com rendimento atrelado ao CDI

CPI confirma corte de juros nos EUA, mas patamar da inflação preocupa

Usiminas reverte lucro e tem prejuízo de R$ 3,5 bilhões no 3º tri