Mercados

Bovespa fecha no maior nível do ano com Petrobras

Índice subiu 1,75%%, a 55.743 pontos, maior nível de fechamento desde 22 de outubro de 2013


	Operador da Bovespa: giro do pregão foi de 8,49 bilhões de reais
 (Dado Galdieri/Bloomberg)

Operador da Bovespa: giro do pregão foi de 8,49 bilhões de reais (Dado Galdieri/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de julho de 2014 às 17h45.

São Paulo - Investidores se anteciparam à divulgação de pesquisas eleitorais desta semana e levantaram o principal índice da Bovespa para o maior nível de 2014 nesta segunda-feira, sob impulso de Petrobras, também favorecida por relatório do Goldman Sachs.

O Ibovespa subiu 1,75 por cento, a 55.743 pontos, maior nível de fechamento desde 22 de outubro de 2013. O giro do pregão foi de 8,49 bilhões de reais, inflado por leilão de ações do Grupo Pão de Açúcar de 1,19 bilhão de reais.

Com o fim da Copa do Mundo, participantes do mercado esperam pesquisas Sensus e Datafolha para verificar se houve impacto do fracasso brasileiro no evento no sentimento do eleitor. Os levantamentos serão divulgados a partir de terça-feira.

"A eliminação do Brasil da Copa do Mundo irá trazer a atenção de volta para a eleição e o risco de queda de apoio para (a presidente Dilma) Rousseff por conta do crescimento econômico ainda fraco", disse Siobhan Morden, diretor de estratégia para a América Latina no banco de investimentos Jefferies.

Eletrobras e Petrobras, que costumam reagir a expectativas eleitorais, ficaram entre as maiores altas.

Além disso, o Goldman Sachs colocou Petrobras na lista de destaque da América Latina, mantendo recomendação de "compra" e citando uma relação atrativa entre risco e retorno das ações nos níveis atuais.

O banco elevou preço-alvo das ações preferenciais e das ordinárias.

O cenário externo mais tranquilo também fortaleceu o índice.

"Ainda há tensão com a situação do português Banco Espírito Santo, mas o cenário está mais calmo. Hoje está um pouco vazio em dados, mas com muitas expectativas pelo PIB da China e pela fala da chair do Federal Reserve, Janet Yellen, nesta semana", disse o estrategista da Fator Corretora, Paulo Gala.

As ações da fabricante de aeronaves Embraer subiram 3,28 por cento, após a empresa divulgar sua carteira de pedidos no segundo trimestre, que recebeu encomenda de 50 jatos 175 E-2 da Trans States Holdings, dos EUA.

Vale subiu após o minério de ferro no mercado à vista da China atingir sua máxima de sete semanas com a expectativa de uma demanda mais firme no país.

No outra ponta, o Grupo Pão de Açúcar caiu, após leilão na Bovespa em que a família Diniz, fundadora do grupo, vendeu ações da varejista.

O leilão, que envolvia inicialmente 5 milhões de ações preferenciais, teve a venda de 11.496.500 ações ao preço de 103,58 reais cada.

Em relatório nesta manhã, analistas da Itaú Corretora comentaram que o Ibovespa tinha como resistência o nível dos 55.300 pontos, máxima deste ano no intradia. Ultrapassado este nível, o mercado deve buscar o alvo de 57.100 pontos, disseram.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valoresIbovespaMercado financeiro

Mais de Mercados

Omnicare, da CVS, pede falência após condenação de US$ 949 milhões

Oracle nomeia dois novos co-CEOs em meio à expansão em IA

Spirit Airlines vai deixar em licença 1.800 comissários durante 2ª falência em menos de um ano

Tarifaço reduz exportações de tecnologia da China para os EUA, mas Ásia mantém crescimento