Mercados

Bovespa revela plano para melhorar governança de estatais

Em resposta ao escândalo de corrupção que envolve a Petrobras, a BM&FBovespa apresentou um plano para fortalecer as regras de governança corporativa


	Edemir Pinto: "regras de governança corporativa que são voluntárias por natureza ajudam a trazer valor não apenas para a companhia e acionistas minoritários"
 (Endeavor/Denis Ribeiro)

Edemir Pinto: "regras de governança corporativa que são voluntárias por natureza ajudam a trazer valor não apenas para a companhia e acionistas minoritários" (Endeavor/Denis Ribeiro)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de abril de 2015 às 12h25.

São Paulo - A BM&FBovespa apresentou nesta quinta-feira um plano para fortalecer as regras de governança corporativa de companhias estatais brasileiras, em resposta ao escândalo de corrupção que envolve a Petrobras.

O plano, porém, prevê que as estatais poderão aderir ao novo arcabouço voluntariamente, disse o presidente-executivo da BM&FBovespa, Edemir Pinto.

As regras serão colocadas sob consulta pública entre um número limitado de participantes do mercado a partir de 22 de abril.

As discussões vão focar em melhoria da transparência, ajustes mais precisos de controles sobre comissões e comitês de auditorias estatais e implementação de métodos mais claros para seleção de gestores.

O conjunto das regras deve ficar pronto até 30 de junho.

"Regras de governança corporativa que são voluntárias por natureza ajudam a trazer valor não apenas para a companhia e acionistas minoritários, como também para o acionista controlador, que passará a ser visto como uma entidade mais confiável", disse Edemir.

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) considera o novo conjunto de regras como fundamental para ajudar a alinhar os interesses de governos e acionistas minoritários, disse o presidente do órgão de fiscalização dos mercados brasileiros, Leonardo Pereira.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasservicos-financeirosEmpresas estataisgestao-de-negociosB3bolsas-de-valoresGovernança

Mais de Mercados

Warner recebe críticas de credores por recompra acelerada de US$ 36 bilhões em títulos

Ambipar perde R$ 4 bi em valor de mercado após conseguir proteção na Justiça contra credores

Assaí (ASAI3) fecha entre as maiores baixas do Ibovespa após processar GPA

Ibovespa fecha abaixo dos 146 mil pontos com dúvida sobre próximos passos do Fed