Invest

Calendário do investidor: cinco assuntos quentes para o Brasil na próxima semana

A semana, que terá a liquidez afetada pelo feriado nos EUA na segunda-feira, traz dados de atividade no Brasil, PIB da China, falas do Fed e Livro Beg

Calendário do investidor: Os mercados ainda acompanham dados de varejo e atividade industrial nos EUA (Spencer Platt/Getty Images)

Calendário do investidor: Os mercados ainda acompanham dados de varejo e atividade industrial nos EUA (Spencer Platt/Getty Images)

Bloomberg
Bloomberg

Agência de notícias

Publicado em 13 de janeiro de 2024 às 09h36.

A semana, que terá a liquidez afetada pelo feriado nos EUA na segunda-feira, traz dados de atividade no Brasil, PIB da China, falas do Fed e Livro Bege. Fernando Haddad volta de férias e deve discutir a MP da reoneração da folha. Principais líderes globais se encontram no Fórum Econômico Mundial de Davos. A B3 tem vencimento de opções sobre ações na sexta-feira. Veja os destaques:

Atividade e inflação

O IBC-Br de novembro, previsto para a próxima quinta-feira, deve fechar uma semana de destaque para dados de atividade. A Bloomberg Economics espera pequena expansão e diz que um resultado mais fraco aumentaria chance de PIB negativo no quarto trimestre. O índice de serviços do mesmo mês sai no dia 16, com estimativa de queda de 0,3% sobre outubro. Um dia depois, saem as vendas no varejo. No campo da inflação, mercado monitora na segunda-feira as expectativas da Focus, depois do IPCA acima do previsto e com pressão de serviços.

MP

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, devem se reunir na segunda-feira para discutir a medida provisória que propõe a reoneração gradual da folha de pagamentos, segundo a CNN Brasil, em meio à pressão de parlamentares pela devolução da MP. O ministro retorna das férias. A medida é vista como crucial para o cumprimento da meta de zerar o déficit fiscal neste ano.

PIB e juro na China

A segunda maior economia do mundo divulga no dia 16 o PIB do quarto trimestre, que tem estimativa de expansão de 5,2% na comparação anual. A Bloomberg Economics prevê um PIB acima do consenso devido à baixa base de comparação de um ano atrás, mas espera que o BC chinês corte sua taxa de juros para conter os riscos de desaceleração econômica. O PBOC decide sobre sua taxa no domingo. O país também divulga dados da indústria e varejo em dezembro na terça-feira.

Dados nos EUA

Os mercados ainda acompanham dados de varejo e atividade industrial nos EUA. Após o PPI aquém das expectativas, que reforçou as apostas em cortes de juros, várias falas de dirigentes do BC americano, como Michelle Bowman e Raphael Bostic, serão monitoradas, além do Livro Bege.

Davos

O presidente da Argentina, Javier Milei, terá sua primeira participação no Fórum Econômico Mundial em Davos, com um discurso na quarta-feira. A presidente do BCE, Christine Lagarde, fala no mesmo dia. O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, o presidente da França, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro da China, Li Qiang, também estarão presentes. Já o Brasil deve ter uma atuação mais discreta sem a presença do presidente Lula e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O tema das notícias falsas é o maior risco global, em um ano carregado de eleições em vários países, segundo uma pesquisa do fórum — realçado pelo recente post falso na conta da SEC no X sobre a aprovação do ETF de Bitcoin.

Confira as últimas notícias de Invest:

Acompanhe tudo sobre:Bloomberg

Mais de Invest

Mega-Sena: resultado do concurso 2.909; prêmio é de R$ 13 milhões

Reservas de BCs com ouro ultrapassam as de títulos do Tesouro dos EUA pela 1ª vez desde 1996

Dólar sobe pela 3ª sessão seguida com aumento de percepção de risco sobre economia global

Ibovespa fecha em queda com mercado repercutindo resultado do PIB do segundo trimestre