Invest

Cemig vira ‘triple A’ pela Fitch em escala nacional

Agência elevou rating doméstico da elétrica, destacando fortalecimento do perfil de crédito; nota global é BB, a dois degraus do grau de investimento

Fitch: perspectiva dos ratings de longo prazo da Cemig é estável (Bruno Magalhaes/Agência Nitro/Site Exame)

Fitch: perspectiva dos ratings de longo prazo da Cemig é estável (Bruno Magalhaes/Agência Nitro/Site Exame)

Publicado em 11 de outubro de 2024 às 21h01.

Tudo sobreCemig
Saiba mais

A agência de classificação de risco Fitch afirmou hoje a nota global da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e suas subsidiárias de distribuição e geração em BB, a dois degraus do chamado grau de investimento.

Ao mesmo tempo, elevou o rating nacional de longo prazo em um degrau, pada AAA, o mais elevado na régua da agência. A perspectiva dos ratings de longo prazo é estável.

“Os ratings da Cemig e de suas subsidiárias refletem a sólida e diversificada base de ativos do grupo, com desempenho operacional positivo e robusta geração de caixa operacional no setor elétrico brasileiro”, afirmou a Fitch.

A elevação dos ratings em escala nacional reflete o fortalecimento do perfil de crédito consolidado da Cemig.

O grupo se beneficiou de um aumento no EBITDA no segmento de distribuição de energia e da venda de ativos, o que melhorou sua liquidez em preparação para o pagamento dos eurobônus com vencimento em dezembro de 2024. A medida também ajuda a preparar a estrutura de capital para suportar um robusto programa de investimentos.

Os índices de alavancagem do grupo, atualmente baixos, devem atingir seu pico apenas em 2027, a capacidade de acesso a captação de recursos sustentará as necessidades de investimentos e refinanciamento, disse a agência.

Acompanhe tudo sobre:Cemig

Mais de Invest

Brasil encomenda crise futura ao manter juros altos por tanto tempo, diz Rubens Menin

Como a Exxon planeja recuperar US$ 4,6 bilhões em ativos 'confiscados' pela Rússia

Wall Street renova recordes pelo segundo dia seguido com expectativa de mais cortes de juros nos EUA

Receita Federal abre quinto lote de restituição do IR; veja quem recebe