Mercados

China conduz moeda local a nível mais alto em décadas

O ritmo de valorização do yuan ganhou força ao longo de toda a semana


	Moeda chegou ao nível mais elevado desde o lançamento do sistema cambial chinês
 (Yongxinge/Wikimedia Commons)

Moeda chegou ao nível mais elevado desde o lançamento do sistema cambial chinês (Yongxinge/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2012 às 10h16.

Xangai - A China conduziu nesta quinta-feira o yuan para seu nível mais alto ante o dólar em quase duas décadas, sugerindo que Pequim pode estar oferecendo um gesto conciliatório a Washington a apenas duas semanas da eleição presidencial dos EUA.

O Banco do Povo da China (PBOC, o banco central chinês) estabeleceu o nível de paridade do yuan, a taxa de referência diária ao redor da qual a moeda pode oscilar ao longo do dia, em 6,3264 por dólar. Como resultado, o yuan avançou ao longo do dia e fechou a 6,2672 por dólar, alta de 0,2% ante 6,2770 no final da quinta-feira. Nos negócios da tarde (horário de Pequim), o yuan chegou a 6,2640 por dólar, o nível mais elevado da moeda desde o lançamento do sistema cambial chinês, em 1994.

O ritmo de valorização do yuan ganhou força ao longo de toda a semana e, apesar do apetite maior por ativos chineses de alto rendimento, com as ações chinesas operando atingindo seu maior nível em quatro semanas, o movimento da moeda chinesa surpreendeu alguns investidores. Uma série de dados chineses vai sair nos próximos dias e deverá mostrar como a segunda maior economia do mundo desacelerou ainda mais no terceiro trimestre.

A administração do presidente norte-americano, Barack Obama, continua pressionando a China publicamente para que permita que o yuan se valorize mais rapidamente e o candidato republicano à presidência, Mitt Romney, afirmou que, se eleito, declarará o país asiático "um manipulador de moedas". Algumas empresas e congressistas americanos têm acusado Pequim de manter o yuan artificialmente fraco para ajudar os exportadores chineses. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCâmbioMoedasChinaIuane

Mais de Mercados

Por que está mais difícil de prever crises nos Estados Unidos

Por que empresas de robotáxi chinesas não foram bem recebidas na bolsa

Tesla segue roteiro da Berkshire. Mas Elon Musk pode ser novo Buffett?

Pfizer vence disputa com Novo Nordisk e compra a Metsera por US$ 10 bi