Mercados

CVM avisa que pode punir ofertas de moedas virtuais no Brasil

Essas captações podem representar emissão de valores mobiliários, o que ainda não é regulamentado

Bitcoin: o órgão alertou potenciais interessados nesses ativos que atentem para riscos como de fraudes e esquemas de pirâmides (Tomohiro Ohsumi/Bloomberg)

Bitcoin: o órgão alertou potenciais interessados nesses ativos que atentem para riscos como de fraudes e esquemas de pirâmides (Tomohiro Ohsumi/Bloomberg)

R

Reuters

Publicado em 11 de outubro de 2017 às 19h08.

Última atualização em 11 de outubro de 2017 às 20h43.

São Paulo - A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) alertou nesta quarta-feira que pode punir quem fizer oferta inicial de moedas virtuais no Brasil, as chamadas Initial Coin Offerings (ICOs).

Essas captações, que têm tido como contrapartida a emissão de ativos virtuais como as bitcoins, podem representar emissão de valores mobiliários, o que ainda não é regulamentado.

"Ofertas de ativos virtuais que se enquadrem na definição de valor mobiliário e estejam em desconformidade com a regulação serão tidas como irregulares e sujeitas às sanções e penalidades aplicáveis", afirmou a CVM em comunicado, ressalvando que até agora não houve registro de oferta de ICO no Brasil.

A instituição adicionou que algumas operações de ICO podem não estar sob a regulação da CVM por não se configurarem ofertas públicas de valores mobiliários.

O órgão alertou potenciais interessados nesses ativos que atentem para riscos como de fraudes e esquemas de pirâmides, lavagem de dinheiro e evasão fiscal e de divisas.

"A CVM recomenda aos potenciais investidores que se deparem com anúncios de ICO que verifiquem no site da autarquia se o ofertante é emissor registrado na CVM ou se a oferta foi registrada ou dispensada de registro", diz o documento.

Acompanhe tudo sobre:BitcoinCVMCriptomoedas

Mais de Mercados

Ações da Puma disparam 16% após gigante chinesa avaliar compra da marca

China alerta para risco de bolha entre fabricantes de robôs humanoides

Por que as bolsas nos Estados Unidos não funcionam no 'Thanksgiving'?

Galípolo, Caged e feriado nos EUA: o que move os mercados nesta quinta-feira