Invest

Eletrobras (ELET3): Governo indica Guido Mantega para conselho fiscal

Ex-ministros de Minas e Energia Silas Rondeau e Nelson Hubner e o diretor de transição energética da Petrobras, Maurício Tolmasquim, foram indicados para o conselho de administração

Guido Mantega: ex-ministro da Fazenda é indicado pelo governo Lula para cargo na Eletrobras (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Guido Mantega: ex-ministro da Fazenda é indicado pelo governo Lula para cargo na Eletrobras (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Publicado em 28 de março de 2025 às 09h28.

Tudo sobreEletrobras
Saiba mais

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva encaminhou suas indicações aos conselhos da Eletrobras nesta quinta-feira, 27, segundo fontes ouvidas pela reportagem.

A lista inclui Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda, indicado para integrar o Conselho Fiscal da empresa. Para o conselho de administração, foram indicados Silas Rondeau e Nelson Hubner, ambos ex-ministros de Minas e Energia, juntamente com Maurício Tolmasquim, diretor de transição energética da Petrobras. A Eletrobras ainda não confirmou os nomes.

Carnaval antecipado para a Eletrobras: ações disparam após acordo com a União

As indicações vêm no bojo de um acordo firmado entre a União e a companhia, após dois anos intensos de negociações para definir o papel do governo federal -- que tem cerca de 30% do capital -- após a privatização da empresa de energia no governo Bolsonaro.

O acerto manteve o limite de 10% no poder de voto para qualquer acionista, um ponto-chave para garantir que a empresa siga como uma corporation, sem controlador definido. Em troca, o governo poderá indicar três dos dez membros do conselho de administração e um dos cinco membros do conselho fiscal.

A conciliação foi mediada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) após a União contestar a restrição de voto estabelecida pela lei de privatização da Eletrobras.

Acompanhe tudo sobre:EletrobrasGoverno LulaGuido Mantega

Mais de Invest

Futuros americanos caem após rebaixamento da nota de crédito pela Moody’s

Warren Buffett não participará da próxima assembleia da Berkshire Hathaway, diz jornal

Bolsa Família: pagamento de maio começa na segunda-feira; veja calendário

O Walmart já está se preparando para o cliente do futuro: o agente de compras com IA