Mercados

Espanha irá ao mercado para financiar Bankia, diz fonte

País provavelmente adotará um novo mecanismo para dar suporte à dívida das regiões ainda nesta semana

"Existe uma clara preferência para ir ao mercado. A outra opção (injetar títulos estatais diretamente no Bankia) é marginal", disse a fonte (Pierre-Philippe Marcou/AFP)

"Existe uma clara preferência para ir ao mercado. A outra opção (injetar títulos estatais diretamente no Bankia) é marginal", disse a fonte (Pierre-Philippe Marcou/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de maio de 2012 às 10h07.

Madri - A Espanha vai recapitalizar o Bankia através da emissão de nova dívida, e não injetando títulos no banco, e provavelmente adotará na sexta-feira um novo mecanismo para dar suporte à dívida das regiões do país, afirmou uma fonte do governo à Reuters nesta terça-feira.

"Existe uma clara preferência para ir ao mercado. A outra opção (injetar títulos estatais diretamente no Bankia) é marginal", disse a fonte.

"O (fundo de reestruturação bancária) FROB tem liquidez e pode ir ao mercado. O Tesouro tem uma forte posição de liquidez. Vamos escolher um mecanismo ou outro."

A fonte também disse que o governo incumbirá o Tesouro de emitir e distribuir os títulos às regiões, de acordo com severas condições para atender às metas de déficit e implementar planos de austeridade.

A Comissão Europeia informou que está em contato com a Espanha sobre os planos de resgatar o Bankia mas que ainda não recebeu nenhuma notificação.

"Em relação a planos, não foi recebida nenhuma notificação de nenhum tipo. Então, não temos nada a reportar", disse uma porta-voz da Comissão.

Questionada se a Comissão está em contato com a Espanha sobre a questão, ela afirmou: "Sim, podemos confirmar isso."

Acompanhe tudo sobre:BancosEuropaPiigsCrise econômicaFinançasCrises em empresasEspanha

Mais de Mercados

Governo do Canadá intervém para deter greve da Air Canada

Após lucro fraco, Air Canada enfrenta greve que paralisa 200 voos diários para os EUA

O que EUA e Argentina têm em comum? Investidores veem 'paralelos preocupantes'

Do Drex à inteligência artificial 'explicável': As 5 inovações que vão mudar o mercado financeiro