Mercados

Estrangeiros reduzem posição vendida em Ibovespa futuro

Dados da BM&F Bovespa mostram que a aposta dos não-residentes na queda do derivativo encerrou a quarta-feira com 132.435 contratos, 93.022 na compra e 225.457 na venda


	A redução mais expressiva da posição líquida vendida dos estrangeiros ocorreu no dia em que o governo federal decidiu zerar o IOF que incidia em investimentos estrangeiros na renda fixa
 (Luiz Prado/Divulgação/BM&FBOVESPA)

A redução mais expressiva da posição líquida vendida dos estrangeiros ocorreu no dia em que o governo federal decidiu zerar o IOF que incidia em investimentos estrangeiros na renda fixa (Luiz Prado/Divulgação/BM&FBOVESPA)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de junho de 2013 às 10h03.

São Paulo - Os investidores estrangeiros reduziram a posição vendida em índice Bovespa futuro em quase 10 mil contratos, entre a quarta-feira, 5, e a terça-feira, 4.

Dados da BM&F Bovespa mostram que a aposta dos não-residentes na queda do derivativo encerrou a quarta-feira com 132.435 contratos, resultado de 93.022 contratos na compra e 225.457 contratos na venda.

Um dia antes, os estrangeiros estavam vendidos com 140.663 contratos em aberto, o que representa uma diminuição líquida de 8.228 contratos no período. Para se ter uma ideia, no início do mês, a posição vendida contava com 143.202 contratos em aberto, de 143.620 ao final de maio.

Essa redução mais expressiva da posição líquida vendida dos estrangeiros ocorreu no dia em que o governo federal decidiu zerar o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) que incidia em investimentos estrangeiros na renda fixa.

Profissionais consultados pelo Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, na quarta-feira, 5, tinham dúvidas quanto aos efeitos que essa medida pode ter na renda variável, já que há algum tempo comenta-se nas mesas de operações que boa parte da estratégia vendida desses investidores em índice futuro de Bolsa era montada para escapar da então vigente alíquota de 6% desse tributo nos negócios com títulos.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valoresAçõesIbovespaMercado financeiro

Mais de Mercados

Lucro da B3 sobe para R$ 1,2 bilhão no 3º tri, mas principal linha de receita recua

Dividendos mais altos? Reforma tributária pode antecipar distribuições, diz Bofa

Disney está perdendo milhões de dólares por dia devido ao bloqueio do YouTube TV

Microsoft e Google vão investir US$ 16 bilhões em IA na Europa