Mercados

Falta de ’clareza’ do governo segura Ibovespa, diz BlackRock

Para o diretor da instituição, os investidores não vão se alocar enquanto o governo não for mais atuante contra inflação

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de maio de 2011 às 11h32.

São Paulo - O Ibovespa pode continuar a ter um desempenho pior que as bolsas internacionais, enquanto o governo não for mais atuante contra inflação e apoiar reformas, disse Luiz Felipe Andrade, diretor da BlackRock Inc. no Brasil.

“Enquanto a gente não tiver uma clareza maior, os investidores não vão se alocar, principalmente o estrangeiro”, disse o executivo, em uma entrevista ontem em São Paulo.

No ano, o principal indicador da bolsa brasileira acumula queda de 10 por cento até ontem. Em Nova York, o Dow Jones Industrial Average sobe 8,9 por cento e o Nasdaq ganha 6,4 por cento no mesmo período. O Banco Central elevou a taxa básica de juros em 3,25 pontos percentuais desde abril de 2010 para frear a inflação, que chegou a 6,51 por cento nos 12 meses até abril, superando a meta do governo pela primeira vez desde 2005.

Há uma “descrença de que o governo e a condição política permitam que a gente avance de uma maneira mais significativa”, disse Andrade, responsável pela administração de mais de R$ 1 bilhão em fundos com cotas negociadas em bolsa, os ETFs. “A gente está vendo esse cenário político e de governo, em que a gente acha que não se vai ter um ambiente de grandes reformas”.

Acompanhe tudo sobre:Empresasbolsas-de-valoresAçõesIbovespaMercado financeiroInflaçãoreformasBlackRock

Mais de Mercados

Dona da Ray-Ban tem receitas acima do esperado com venda de óculos inteligentes

Peso argentino sob pressão: resgate americano pode não conter fuga de capitais

Mercado Pago supera Itaú em tráfego de usuários mensais, aponta estudo

Dólar fecha em queda com expectativa de queda de juros nos EUA