Mercados

Ibovespa tem leve queda nesta sexta; varejistas são destaque

Às 11:30, o Ibovespa caía 0,1 %, a 108.185,49 pontos

B3: bolsa paulista começava a sexta-feira sem viés claro, em meio a cenário mais cauteloso no mercado externo (Germano Lüders/Exame)

B3: bolsa paulista começava a sexta-feira sem viés claro, em meio a cenário mais cauteloso no mercado externo (Germano Lüders/Exame)

R

Reuters

Publicado em 29 de novembro de 2019 às 10h33.

Última atualização em 29 de novembro de 2019 às 13h37.

São Paulo — O Ibovespa não mostrava um viés firme nesta sexta-feira, último dia útil de novembro, com Via Varejo mais uma vez entre os destaques positivos em dia de Black Friday, assim como Usiminas, em meio a cenário de nova alta nos preços do aço, enquanto Petrobras e Vale pressionavam negativamente.

Às 11:30, o Ibovespa caía 0,1 %, a 108.185,49 pontos. O volume financeiro somava 2,5 bilhões de reais.

Wall Street voltava a funcionar nesta sexta-feira, mas com sessão mais curta, o que tende a afetar novamente a liquidez das operações na bolsa brasileira.

Para analistas da corretora Mirae Asset, o pregão pode ser marcado por ajustes de fechamento de mês, mas eles não descartam contágio do viés mais cautelosa nos mercados externos.

No exterior, a equipe da Elite Investimentos observou que as incertezas com o acordo entre Estados Unidos e China voltavam a pairar, após o presidente norte-americano, Donald Trump, sancionar legislação ‘apoiando’ as manifestações em Hong Kong

DESTAQUES

– VIA VAREJO ON avançava 2,91%, engatando a sétima sessão consecutiva de valorização, enquanto as rivais MAGAZINE LUIZA caía 0,53% e B2W ON subia 0,44%. A sessão é marcada pelo começo da data promocional Black Friday, que tende a se estender pelo fim de semana.

– USIMINAS PNA subia 4,27%, em sessão com encontro da empresa com analistas e investidores, com a equipe do Itaú BBA destacando que a companhia anunciou aumento de 5% para os preços de aço a partir de janeiro. Na esteira, CSN avançava 3,09%.

– ITAÚ UNIBANCO PN tinha acréscimo de 0,09%, com o setor bancário ainda sensível ao noticiário de Brasília. Após mudanças no cheque especial, o Banco Central pretende implementar no fim de 2020 a primeira fase do open banking. BRADESCO PN subia 0,03%. Na semana, esses papéis caem cerca de 3% e 1,8%, respectivamente.

– BTG PACTUAL UNIT tinha elevação de 1,65%, em alta pelo segundo pregão consecutivo, após perder 4,7% nas quatro sessões anteriores. O papel segue influenciado também por expectativas relacionadas ao IPO da XP Investimentos, aguardado para o próximo mês.

– PETROBRAS PN caía 0,75% e PETROBRAS ON perdia X%, em sessão de queda dos preços do petróleo no mercado internacional.

– VALE ON recuava 0,54%, ajudando a enfraquecer o Ibovespa, em movimento similar de outras mineradoras no exterior

– BRF ON subia 1,99% e JBS ON operava em alta de 0,38% com o setor de proteínas como todo no azul, com MARFRIG ON valorizando-se 0,37%. MINERVA ON, que não está no Ibovespa, caía 1,15%.

– FLEURY ON subia 1,54%, após o laboratório de análises clínicas anunciar na quinta-feira a compra de 100% do Inlab por 90 milhões de reais antes de deduções e ajustes.

.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valoresIbovespa

Mais de Mercados

Por que está mais difícil de prever crises nos Estados Unidos

Por que empresas de robotáxi chinesas não foram bem recebidas na bolsa

Tesla segue roteiro da Berkshire. Mas Elon Musk pode ser novo Buffett?

Pfizer vence disputa com Novo Nordisk e compra a Metsera por US$ 10 bi