Mercados

Ibovespa avança em meio a expectativas com guerra comercial

Às 11:50, o Ibovespa subia 0,11%, a 104.485,54 pontos

B3: Ibovespa operava com viés levemente positivo (Cris Faga/Getty Images)

B3: Ibovespa operava com viés levemente positivo (Cris Faga/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 13 de setembro de 2019 às 10h31.

Última atualização em 13 de setembro de 2019 às 12h06.

São Paulo - A bolsa paulista operava em leve alta nesta sexta-feira, com o Ibovespa tendo dificuldade em avançar conforme se aproxima de sua máxima histórica, registrada em julho, e investidores de olho nos próximos passos das negociações comerciais entre Estados Unidos e China.

Às 11:50, o Ibovespa subia 0,11%, a 104.485,54 pontos. O volume financeiro era de 4,5 bilhões de reais.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse a repórteres na quinta-feira que consideraria um acordo comercial provisório com a China, apesar de preferir chegar a um acordo mais amplo. Do outro lado, a China excluirá alguns produtos agrícolas dos Estados Unidos de tarifas adicionais, informou a agência oficial de notícias da China, a Xinhua.

Analistas da corretora Rico Investimentos apontaram que apesar das boas notícias no cenário internacional é hora do investidor ser mais cauteloso, já que o Ibovespa avançou em 6 dos últimos 7 pregões.

No mercado interno, a atividade econômica do Brasil recuou em julho sobre junho, no pior resultado para o mês em três anos, depois de dois meses seguidos de alta, em mais uma evidência do caráter ainda errático da recuperação econômica deste ano.

Também está em pauta a reforma tributária, com o ministro da Economia, Paulo Guedes, querendo maior ênfase em mudanças na tributação sobre mais ricos, após o revés na proposta de criação de uma nova CPMF, que culminou com a demissão do chefe da Receita Federal, Marcos Cintra, publicou o jornal Folha de S.Paulo.

Em outra frente, uma pesquisa da Reuters mostrou que o Copomdeve cortar a taxa básica de juros em 50 pontos base na reunião de quarta-feira da próxima semana, para 5,50 por cento. Todos exceto um dos 30 economistas consultados esperam um segundo corte, parte um ciclo de flexibilização iniciado em julho.

Destaques

- MARFRIG ON avançava 3%, após anunciar que vai adicionar novo turno de trabalho em fábrica em SP, por conta do "aquecimento das exportações para o mercado chinês". No setor, JBS subia 1,65% e BRF recuava 0,3%.

- PETROBRAS ON e PETROBRAS PN caíam 0,1% e 0,2%, respectivamente, em linha com a queda nos preços do petróleo no exterior. A CVM autorizou a oferta pública de debêntures da petrolífera, dizendo que a companhia tomou providências para sanar irregularidades que motivaram a punição.

- VALE ON ganhava 0,9%. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, decidiu na véspera pelo retorno das operações das minas e usina de Onça Puma, empreendimento de níquel da mineradora em Ourilândia do Norte (PA).

- LOCALIZA recuava 1,65%. O conselho de administração da empresa de aluguel e gestão de frotas de veículos aprovou emissão de 500 milhões de reais em notas promissórias para recomposição de caixa.

- SUZANO ON ganhava 2,5%, perto da ponta superior do índice, com papéis da empresa acumulando alta de 11,93% em setembro até a sessão da véspera. KLABIN UNIT subia 1,4%, também entre as maiores altas do dia.

- ITAÚ UNIBANCO PN avançava 2,6%, se destacando no setor bancário. BANCO DO BRASIL ON rondava estabilidade, BRADESCO PN recuava 0,1% e SANTANDER UNT apresentava oscilação positiva de 0,09%.

-ELETROBRAS PNB perdia 1,7%, entre as maiores quedas do índice, assim como CEMIG PN, que recuava 0,95%.

- GPA PN perdia 1,1%. A varejista informou na noite de quinta-feira que o conselho de administração da colombiana Almacenes Éxito e a assembleia geral de acionistas do grupo aprovaram a venda de sua participação indireta no GPA para o Casino , nos termos divulgados em 19 de agosto.

Acompanhe tudo sobre:B3Ibovespa

Mais de Mercados

A última carta de Buffett: o que esperar de despedida do megainvestidor

Por que está mais difícil de prever crises nos Estados Unidos

Por que empresas de robotáxi chinesas não foram bem recebidas na bolsa

Tesla segue roteiro da Berkshire. Mas Elon Musk pode ser novo Buffett?