Invest

Ibovespa fecha em leve alta repercutindo ata do Fed

Mercados aguardam também simpósio de Jackson Hole e falas de Haddad e Tarcísio

Ibovespa: investidores aguardam ata do Fed (Germano Lüders/Exame)

Ibovespa: investidores aguardam ata do Fed (Germano Lüders/Exame)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 20 de agosto de 2025 às 16h10.

Última atualização em 20 de agosto de 2025 às 17h40.

O Ibovespa fechou em leve alta nesta quarta-feira, 20. O índice registrou avanço de 0,17%, aos 134.666 pontos.

Em Nova York, os índices terminaram o dia com desempenho misto, com repercussão da divulgação da ata do Federal Reserve (Fed, banco central americano). O Dow Jones subiu 0,04%, enquanto o S&P 500 recuou 0,24% e o Nasdaq 100 desvalorizou 0,67%.

Ibovespa hoje

  • IBOV: +0,17%, aos 134.666 pontos
  • Dólar: -0,51%, a R$ 5,4729

No radar hoje

A agenda internacional tem como destaque a divulgação da ata do Federal Reserve (Fed). A autoridade monetária reconheceu o risco de atividade mais fraca, mas diz que inflação não recuou o suficiente.

“Se as condições do mercado de trabalho enfraquecessem de forma significativa ou se a inflação recuasse ainda mais e permanecesse bem ancorada, então seria apropriado adotar uma postura menos restritiva de política monetária do que seria o caso em outras circunstâncias”, disse a ata.

O mercado também acompanha os discursos de Christopher Waller, cotado para suceder Jerome Powell, e Raphael Bostic, do Fed de Atlanta. À noite, começa o simpósio de Jackson Hole, que reúne autoridades monetárias globais.

O debate sobre política monetária ganhou novo ingrediente político nesta quarta-feira. O presidente Donald Trump pediu a renúncia da diretora do Fed, Lisa Cook, após reportagem da Bloomberg sobre uma investigação de possível fraude hipotecária. Pouco antes, ele também voltou a atacar Powell, acusando-o de prejudicar o setor imobiliário por manter juros altos.

No Brasil, a Genial/Quaest divulgou pesquisa que mostra leve melhora na avaliação do governo Lula: a aprovação subiu para 46% em agosto, frente a 43% em julho.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participou do 1º Seminário de Governança, Riscos, Controle e Integridade, enquanto o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, fala às 18h em conferência do Santander.

O Cade julga hoje a fusão entre BRF e Marfrig.

Mercados internacionais

Na Ásia, os índices fecharam majoritariamente em queda nesta quarta-feira. O japonês Nikkei 225 recuou 1,51% e o Topix caiu 0,57%, enquanto Taiwan liderou as perdas, com baixa de 2,99%. Na Coreia do Sul, o Kospi cedeu 0,68% e o Kosdaq caiu 1,31%. Na contramão, o CSI 300, da China, avançou 1,14%.

Na Europa, os mercados fecharam mistos. O Stoxx 600 subiu 0,25%, apoiado por alta do FTSE 100, em Londres (+1,08%), enquanto o DAX recuou 0,66% em Frankfurt, e o CAC 40, em Paris, caiu 0,08%.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresIbovespaDólar

Mais de Invest

Região do Delta do Rio Yangtzé responde por 58% do crescimento do comércio exterior chinês

Mercado de commodities da China mantém estabilidade pelo quinto mês seguido

Petrobras faz primeira importação de gás natural de Vaca Muerta, na Argentina

Ibovespa fecha em baixa de 0,4% e perde o patamar dos 144 mil pontos