Invest

Ibovespa tem a segunda melhor semana do ano e retoma os 115 mil pontos

Ações de commodities e NY contribuem com movimento de alta; presidente diz que Petrobras é "praticamente independente"

Painel de cotações da B3 (Germano Lüders/Exame)

Painel de cotações da B3 (Germano Lüders/Exame)

GG

Guilherme Guilherme

Publicado em 18 de março de 2022 às 17h32.

Última atualização em 18 de março de 2022 às 17h38.

Ibovespa hoje: o principal índice da B3 fechou em terreno positivo nesta sexta-feira, 18, acompanhando o maior apetite ao risco no mercado internacional. O Ibovespa teve sua segunda melhor semana do ano, com alta de 3,22% no período.

Ibovespa: + 1,98%, 115.310 pontos,

Sinalizações do presidente chinês, Xi Jinping, contrárias à guerra entre Rússia e Ucrânia, contribuíram com o quarto pregão seguido de alta em Wall Street. O tema foi assunto entre o líder asiático e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

No Brasil, o Ibovespa iniciou o dia em queda, saiu do vermelho ainda nos primeiros negócios do dia, com as ações da Petrobras puxando o movimento de alta, com investidores reagindo às declarações do presidente Jair Bolsonaro, que aliviou as preocupações sobre a interferência do governo na estatal. Em live publicada na noite de quinta-feira, 17, em sua página no Facebook, Bolsonaro disse que não poderia trocar a diretoria da Petrobras. "A Petrobras é praticamente independente", afirmou.

Petrobras (PETR4): + 2%

O tom positivo ganhou força ao longo do dia com a melhora do ambiente internacional, com diversas ações do índice fechando com altas de mais de 6%. Ações que iniciaram o dia com quedas significativas, como as das Lojas Renner e B3, que apresentaram balanços na última noite, viraram para alta. A Yduqs, que chegou a acumular desvalorização de mais de 15% na semana, encerrou o pregão com 11% de alta, quase apagando as perdas do período, mesmo após o resultado ter desapontado analistas.

Yduqs (YDUQ3): + 11,13%

Mas afinal, qual a melhor opção de investimento? Descubra com a EXAME. Assine por menos de R$0,37/dia.

CVC e MRV, que apresentaram seus balanços nesta semana, subiram mais de 9%. A CVC, que divulgou números melhores que o esperado, acumularam mais de 25% na semana.

CVC (CVCB3): + 9,80%
MRV (MRVE3): + 9,69%

As Lojas Renner fecharam com mais de 5% de alta, depois de terem caído mais de 5% na mínima do dia. A recuperação foi acompanhada pelas ações da B3, que fecharam com ganhos, apesar do resultado abaixo do esperado. A empresa, responsável pelas operações da bolsa brasileira, registrou lucro líquido recorrente de 1,23 bilhão de reais no quarto trimestre, 60 milhões de reais abaixo do consenso da Bloomberg. O Ebitda recorrente, que ficou em 1,654 bilhão de reais, decepcionou em quase 120 milhões de reais.

Lojas Renner (LREN3): + 5,46%
B3 (B3SA3): + 1,51%

A ação que seguiu penalizada, apesar da melhora do humor do mercado foram as da Fleury, que fecharam na lanterna do Ibovespa, após a divulgação do resultado do quarto trimestre.

Fleury (FLRY3): - 2,14%

Entre as ações com maior peso no Ibovespa, além das da Petrobras, as da Vale tiveram grande contribuição para a alta do índice, subindo quase 2%, após o minéroip de ferro voltar a se valorizar.

Vale (VALE3): + 1,90%

No radar do mercado ainda esteve a queda da taxa de desemprego do Brasil, que ficou em 11,2% para o trimestre findo janeiro. O número representa uma queda de 1 ponto percentual frente à taxa e 12,2% do trimestre anterior.  A expectativa do mercado era de que de 11,4% de desemprego.

Apesar do recuo do desemprego, André Perfeito, economista-chefe da Necton, destaca a renda média real, que caiu 9,7% frente ao mesmo período do ano passado. "Os dados sugerem uma atividade ainda frágil ao longo deste ano. A inflação está cobrando um preço alto: apesar de recuperação nos dados de emprego isso não se transforma em renda o que dificulta que a máquina econômica ganhe tração", disse em nota.

O dólar caiu pelo terceiro dia consecutivo frente ao real, seguindo sua desvalorização contra outras moedas emergentes, como o peso mexicano.

Dólar: - 0,37%, 5,016 reais

Acompanhe tudo sobre:Ibovespa

Mais de Invest

Como a Exxon planeja recuperar US$ 4,6 bilhões em ativos 'confiscados' pela Rússia

Wall Street renova recordes pelo segundo dia seguido com expectativa de mais cortes de juros nos EUA

Receita Federal abre quinto lote de restituição do IR; veja quem recebe

Inter leva finanças para estádio de futebol: o 'gol' é aumentar sua base de investidores