Invest

IGP-10, sentimento do consumidor nos EUA e fusão entre Marfrig e BRF: o que move o mercado

Após o anúncio da fusão, houve queda de 6,9% nas ações da BRF negociadas em Nova York no after market

Carolina Ingizza
Carolina Ingizza

Redatora na Exame

Publicado em 16 de maio de 2025 às 07h53.

Os mercados operam nesta sexta-feira, 16, com foco na divulgação de indicadores no Brasil e nos Estados Unidos. Por aqui, a agenda econômica começa às 08h com a divulgação do Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) e da prévia do Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) de maio, ambos calculados pela FGV.

Às 10h, o Ministério da Fazenda apresenta o boletim Prisma Fiscal, com as projeções atualizadas do mercado para os principais indicadores fiscais. Em meio a incertezas sobre o rumo das políticas públicas, os investidores acompanham com atenção possíveis sinais sobre os próximos passos do governo Lula para conter a queda de popularidade.

Às 09h, começa o último dia da conferência anual do Banco Central, que reúne autoridades e especialistas do setor.

Na B3, o destaque fica com o impacto da queda de 6,9% das ações da BRF negociadas em Nova York no after market. O recuo ocorreu após a companhia se tornar oficialmente uma subsidiária da Marfrig, movimento que reacende o debate sobre consolidações no setor de alimentos.

Nos Estados Unidos, os dados de construções de moradias iniciadas em abril serão divulgados às 09h30. Mas o principal indicador da agenda americana sai às 11h: é o índice de sentimento do consumidor da Universidade de Michigan, que deve avançar para 53,4 com a trégua na guerra tarifária.

O mesmo relatório trará as expectativas de inflação, que dispararam em abril para 6,50% no horizonte de dois anos e 4,40% no de cinco anos, em resposta ao aumento de tarifas promovido pelo governo Trump.

Essas leituras vêm após uma quinta-feira marcada por sinais de desaceleração na economia dos EUA. A queda do Índice de Preços ao Produtor (PPI) e as vendas no varejo abaixo das projeções reforçaram as apostas de que o Federal Reserve (Fed) poderá cortar os juros duas vezes até o fim do ano.

Às 14h, a Baker Hughes divulga o número de poços e plataformas de petróleo em operação no país. Mais tarde, dois dirigentes do Fed fazem discursos que podem calibrar as expectativas do mercado: Tom Barkin fala às 19h e Mary Daly às 22h40.

Mercados internacionais

As bolsas da Ásia e do Pacífico encerraram o pregão desta sexta-feira, 16, sem direção única. No Japão, o índice Nikkei 225 fechou estável, enquanto o Topix avançou 0,05%. A economia japonesa contraiu 0,2% no primeiro trimestre em relação ao trimestre anterior, superando a expectativa de queda de 0,1%.

Na Coreia do Sul, o Kospi subiu 0,21%, mas o índice de small caps, Kosdaq, recuou 1,11%. Em Hong Kong, o Hang Seng caiu 0,43%, e o CSI 300, que reúne as ações mais negociadas nas bolsas de Xangai e Shenzhen, teve baixa de 0,46%. Na Austrália, o S&P/ASX 200 subiu 0,56%.

Na Europa, os mercados operam no azul nesta manhã, sustentados por balanços corporativos positivos. Por volta das 7h30 (horário de Brasília), o índice europeu Stoxx 600 subia 0,7%; o FTSE 100, de Londres, ganhava 0,69%; o CAC 40, de Paris, avançava 0,76%; e o DAX, da Alemanha, subia 0,74%.

No campo macroeconômico, o superávit comercial da zona do euro atingiu 27,9 bilhões de euros em março, o maior em mais de duas décadas.

Nos Estados Unidos, os índices futuros avançam após quatro dias consecutivos de alta em Wall Street, impulsionados por dados de inflação abaixo do esperado e pela trégua tarifária entre EUA e China. Antes da abertura do mercado, os futuros do Dow Jones subiam 0,3%, enquanto os do S&P 500 e os do Nasdaq 100 registravam alta de 0,2%.

Acompanhe tudo sobre:AçõesInflaçãoConsumidoresB3BRFMarfrig

Mais de Invest

Receita paga restituição do Imposto de Renda neste mês; veja data de consulta

IR 2025: 45% ainda não entregaram a declaração; Receita alerta final do prazo

Quanto preciso investir para garantir R$ 1.500 mensais com debêntures incentivadas isentas de IR?

Dólar fecha em leve queda e encerra semana cotado a R$ 5,66