Invest

Inflação nos EUA, balanços e taxa de desemprego: o que move o mercado

Empresas como GOL, Oncoclínicas, OSX Brasil e Nutriplant divulgam seus resultados nesta sexta-feira, 28

Nos Estados Unidos, o destaque é o Índice de Preços para Despesas de Consumo Pessoal (PCE) (Leandro Fonseca/Exame)

Nos Estados Unidos, o destaque é o Índice de Preços para Despesas de Consumo Pessoal (PCE) (Leandro Fonseca/Exame)

Publicado em 28 de março de 2025 às 07h57.

Última atualização em 28 de março de 2025 às 07h58.

Nesta sexta-feira, 28, os investidores aguardam a divulgação do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) de março, que será divulgado às 8h. Às 9h, sai a Taxa de Desemprego. Já no período da tarde, às 14h30, o Índice de Evolução de Emprego trará mais detalhes sobre o mercado de trabalho.

Nos Estados Unidos, o destaque é o Índice de Preços para Despesas de Consumo Pessoal (PCE), principal métrica de inflação acompanhada pelo Federal Reserve (Fed), que será divulgado às 09h30. Analistas projetam crescimento de 0,3% no índice em fevereiro, com alta acumulada de 2,5% em 12 meses. Às 11h, serão divulgadas as expectativas de inflação da Universidade de Michigan e os dados de Confiança do Consumidor.

A agenda também inclui discursos importantes: Michael Barr, vice-presidente de Supervisão do Fed, fala às 13h15, enquanto Raphael Bostic, membro do Comitê de Mercado Aberto (FOMC), se pronuncia às 16h45.

Na B3, a temporada de balanços segue com a divulgação dos resultados do quarto trimestre de 2024 de empresas como GOL (GOLL4), Oncoclínicas (ONCO3), BIOMM (BIOM3), Celesc (CLSC4), OSX Brasil (OSXB3), Nutriplant (NUTR3) e Quality Soft (QUSW3).

Mercados internacionais

Os investidores continuam cautelosos diante da nova ameaça do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifas de 25% sobre veículos importados. Na Ásia, as bolsas encerraram o dia no vermelho. O Nikkei 225, do Japão, caiu 1,8%. Na Coreia do Sul, o Kospi teve queda de 1,89%. Na China, o índice Hang Seng, de Hong Kong, cedeu 0,65%, enquanto o CSI 300, de Xangai, recuou 0,44%.

Na Europa, o dia começou no negativo. O índice Stoxx 600 recuava 0,13% logo após a abertura. O CAC 40, da França, caía 0,4%, enquanto o DAX, da Alemanha, perdia 0,5%. No Reino Unido, o FTSE 100 operava estável, sustentado por dados positivos de vendas no varejo. Em janeiro, o volume vendido subiu 1% na comparação mensal, contrariando as expectativas de queda.

Nos Estados Unidos, os índices futuros estavam estáveis nesta manhã, com investidores à espera da divulgação do PCE. Na véspera, o Dow Jones caiu 0,4%, o S&P 500 recuou 0,3% e o Nasdaq perdeu 0,5%.

Acompanhe tudo sobre:InflaçãoDesempregoAções

Mais de Invest

Brasil encomenda crise futura ao manter juros altos por tanto tempo, diz Rubens Menin

Como a Exxon planeja recuperar US$ 4,6 bilhões em ativos 'confiscados' pela Rússia

Wall Street renova recordes pelo segundo dia seguido com expectativa de mais cortes de juros nos EUA

Receita Federal abre quinto lote de restituição do IR; veja quem recebe