Mercados

Bovespa opera em alta, em pregão com pouca liquidez

O pregão está com liquidez limitada pelo feriado nos Estados Unidos

Pregão da Bovespa (Divulgação/BM&FBovespa)

Pregão da Bovespa (Divulgação/BM&FBovespa)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de julho de 2012 às 14h25.

São Paulo - O principal índice da bolsa paulista tinha alta nesta quarta-feira, impulsionado pelo avanço das siderúrgicas, em um pregão com liquidez limitada pelo feriado nos Estados Unidos e com investidores mostrando cautela à espera da reunião do Banco Central Europeu (BCE) na quinta-feira.

Às 14h03, o Ibovespa subia 0,45 por cento, a 56.032 pontos, dando continuidade ao movimento de alta dos três pregões anteriores. Até o momento, o índice oscilou entre queda de 0,53 por cento, na mínima, e alta de 0,97 por cento, na máxima. O giro financeiro era de 2,41 bilhões de reais.

"Na falta dos mercados americanos como referencial, temos um movimento fraco", afirmou o operador Luiz Roberto Monteiro, da corretora Renascença. "O mercado fica mais suscetível a qualquer fluxo de entrada ou saída mais forte." As siderúrgicas impulsionavam o Ibovespa. A preferencial da Usiminas subia 4,28 por cento, a 7,06 reais, enquanto a ordinária da CSN tinha alta de 4,14 por cento, a 12,57 reais.

O mercado seguia repercutindo a notícia da véspera de que a Usiminas informou a distribuidores aumento de preços em produtos de aço no Brasil.

Para a Ativa Corretora, a notícia é potencialmente positiva para Usiminas e CSN. "A tentativa de reversão na política de preços no segmento de (aços) planos pode sinalizar um esforço por parte das siderúrgicas a fim de estabelecer um piso para os preços domésticos no mercado de planos", afirmou, em relatório.

Entre as blue chips, OGX avançava 0,82 por cento, a 6.15 reais. A preferencial da Petrobras tinha ganho de 0,21 por cento, a 19,03 reais, e a da Vale exibia valorização de 0,13 por cento, a 39,91 reais.

Pela manhã, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou por unanimidade o acordo da Vale com a Petrobras para a produção de potássio em Sergipe.

Os ganhos do Ibovespa eram limitados pela queda do setor bancário, com recuo de 0,59 por cento do Itaú Unibanco , para 28,78 reais. Bradesco tinha queda de 0,55 por cento, a 30,58 reais.


Na cena externa, o principal índice das bolsas europeias fechou praticamente estável, com variação negativa de 0,05 por cento. Investidores deram uma pausa após um forte rali de três dias, à espera da reunião do BCE na quinta-feira.

Novos dados fracos do setor de serviços na China e na zona do euro davam o tom de cautela, ao mesmo tempo em que reforçavam as expectativas de que os bancos centrais adotarão novas medidas para estimular o crescimento.

Na China, o setor de serviços cresceu em junho no ritmo mais lento em dez meses, com o PMI no patamar de 52,3, ante 54,7 em maio.

Na Europa, a principal surpresa negativa foi a Alemanha, com o Índice de Gerentes de Compras (PMI) do setor de serviços caindo para 49,9 em junho ante 51,8 em maio. Foi a menor leitura desde setembro de 2011.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valores

Mais de Mercados

Por que está mais difícil de prever crises nos Estados Unidos

Por que empresas de robotáxi chinesas não foram bem recebidas na bolsa

Tesla segue roteiro da Berkshire. Mas Elon Musk pode ser novo Buffett?

Pfizer vence disputa com Novo Nordisk e compra a Metsera por US$ 10 bi