Mercados

Investidor teme que Santander Brasil ajude controlador espanhol, diz analista

Banco solicitou autorização à SEC para vender até 310,8 milhões de units em uma oferta secundária

Considerando o valor de fechamento de ontem, a operação poderá girar até 4,428 bilhões de reais (Pedro Armestre/AFP)

Considerando o valor de fechamento de ontem, a operação poderá girar até 4,428 bilhões de reais (Pedro Armestre/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de novembro de 2011 às 05h12.

São Paulo – O pedido para a venda de até 310,8 milhões de units do Santander Brasil (SANB11) em uma oferta secundária aumenta os rumores de que o controlador espanhol planeje usar a subsidiária como uma maneira de elevar capital, afirma um analista.

Considerando o valor de fechamento de ontem, a operação poderá girar até 4,428 bilhões de reais. “Vemos tal notícia como negativa”, disse Aloisio Villeth Lemos, da Ágora Corretora em um relatório publicado nesta quinta-feira.

Segundo a nota enviada pelo banco, qualquer um dos acionistas do controlador espanhol, Grupo Empresarial Santander, S.l. e o Banco Madesant, poderá oferecer para venda, periodicamente, até 310,832 milhões de ADSs ou units do Santander Brasil, ou seja, até 8,1% do número total de papéis.

Para o analista, além da natural pressão vendedora com a diluição da participação dos atuais acionistas, a operação poderá estimular os rumores de que o Santander Espanha poderia utilizar a sua subsidiária para elevar a disponibilidade de capital.

“A Julgar pelo comportamento no pregão, tal notícia já repercutiu negativamente”, explica Lemos. As ações recuaram 3,06% na quarta-feira. No ano, a desvalorização acumulada é de 33,93%. É o segundo pior desempenho do índice financeiro (IFNC), que acompanha as ações do setor.

O Santander Brasil, além disso, tem o compromisso de atingir o nível de 25% das suas ações em circulação no mercado até 2014, contra os atuais 18,2%. 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasSantanderBancosEmpresas espanholasMercado financeiroOfertas de ações

Mais de Mercados

Omnicare, da CVS, pede falência após condenação de US$ 949 milhões

Oracle nomeia dois novos co-CEOs em meio à expansão em IA

Spirit Airlines vai deixar em licença 1.800 comissários durante 2ª falência em menos de um ano

Tarifaço reduz exportações de tecnologia da China para os EUA, mas Ásia mantém crescimento