Mercados

Investidores processam Facebook por omissão de dados

Rede e bancos que coordenaram IPO estão sendo processados por acionistas que se sentiram enganados ao comprar ações da companhia

Acionistas se sentem prejudicados por não terem sido informados da redução de estimativa de receita feita pelos bancos para o Facebook (Getty Images)

Acionistas se sentem prejudicados por não terem sido informados da redução de estimativa de receita feita pelos bancos para o Facebook (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de maio de 2012 às 16h53.

São Paulo - O Facebook e os bancos que coordenaram a oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da rede social - Morgan Stanley, Goldman Sachs e JPMorgan - estão sendo processados por acionistas que se sentiram enganados ao comprar ações da companhia de Mark Zuckerberg, segundo jornais internacionais.

Os investidores, que entraram com o processo num tribunal federal em Manhattan, se sentem prejudicados por não terem sido informados da redução de estimativa de receita feita pelos bancos para o Facebook. Em meio ao roadshow, momento em que a empresa se apresenta a potenciais investidores, essa redução de estimativa teria sido dita, verbalmente, para um grupo de grandes investidores, deixando os pequenos de lado.

Segundo o Wall Street Journal, o processo é movido por três acionistas. Para eles, as informações que o Facebook adicionou no documento enviado à SEC (órgão que regula as bolsas americanas), no início de maio, não retrataram precisamente o impacto que a dificuldade de gerar receita com usuários móveis teria no crescimento da receita total. “Em março de 2012, nós começamos a incluir histórias patrocinadas no Feed de Notícias dos usuários. No entanto, nós não obtemos atualmente nenhuma receita significativa do uso dos produtos móveis do Facebook, e nossa habilidade para tal não está comprovada”, acrescentou a rede social no documento.

Os investidores teriam perdido, de acordo com a Bloomberg, mais de US$ 2,5 bilhões desde o IPO, realizado na última sexta-feira, 18.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas de internetEmpresas americanasFacebookRedes sociaisInternetempresas-de-tecnologiaMercado financeiroIPOsNasdaq

Mais de Mercados

China avança em corrida do ouro para reduzir dependência do dólar

Esse influenciador cansou de só dar dicas de finanças - agora ele quer cuidar do seu dinheiro

Nubank poderia ser avaliado em US$ 140 bilhões — se fosse um banco americano, diz JPMorgan

AstraZeneca se antecipa a prazo dado por Trump e oferece descontos de até 70% em remédios nos EUA