Mercados

JBS aumenta capital em R$ 3,5 bi e encerra dúvida sobre IPO

Empresa pagou multa de R$ 521,9 mi para o BNDESPar

Rebanho do JBS, nos Estados Unidos: ajuste de contas de 500 milhões de reais com o BNDES (John Blake/EXAME.com)

Rebanho do JBS, nos Estados Unidos: ajuste de contas de 500 milhões de reais com o BNDES (John Blake/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de maio de 2011 às 20h15.

São Paulo – O frigorífico JBS (JBSS3) anunciou hoje o aumento de capital de 3,749,600 bilhões de reais com a emissão privada de ações. A operação encerra as incertezas sobre a necessidade de realização da Oferta Inicial de Ações (IPO, na sigla em inglês) da unidade americana da empresa, a JBS USA.

“Essa operação é um passo importante para a companhia, pois elimina as incertezas acerca da obrigatoriedade de realização de oferta pública de ações da JBS USA Holdings, bem como permite a melhoria da estrutura de capital”, afirma Jeremiah O'Callaghan, Diretor de Relações com Investidores, em nota.

Serão vendidas até 494.261.363 ações a 7,04 reais. O valor foi estabelecido pela média ponderada do preço de fechamento e volume diário das ações nos 60 dias anteriores a 10 de maio deste ano, acrescido de ágio de aproximadamente 19%. O preço de emissão permitirá o “balanceamento das operações financeiras”, disse a empresa.

A JBS afirma que o preço corresponde ao valor de ações da empresa apurado com base no período que antecedeu a data limite para a realização do IPO da JBS USA. A não realização acarretou no pagamento de uma multa de 521,940 milhões de reais aos debenturistas (BNDESPar), “o que, na visão da companhia, tem, desde então, impactado o valor de mercado das ações JBSS3”, informa o comunicado.

As debêntures foram emitidas por ocasião do anúncio da compra da Pilgrim's Pride, ao final de 2009, que agregou ao JBS uma grande operação de carne de frango, a segunda do mundo em capacidade de produção. O Conselho de Administração irá convocar uma Assembleia Geral Extraordinária de acionistas e uma de debenturistas para aprovar a operação.

Acompanhe tudo sobre:Empresas abertasEmpresas brasileirasJBSCarnes e derivadosrenda-variavelAçõesMercado financeiroDebênturesOpções de ações

Mais de Mercados

A nova aposta do Google: data centers alimentados por energia nuclear

Airbnb vai adotar tecnologia 'antifesta' em reservas no Halloween

Com chips de IA, Qualcomm tem maior alta na bolsa em seis meses

Ibovespa bate novo recorde com otimismo após encontro de Lula e Trump