Mercados

Liz Cimentos interrompe IPO por conjuntura do mercado

Oferta pode ser modificada entre a empresa e a Comissão de Valores Mobiliários

Empresa diz ter 8% de participação no mercado nacional de cimento e quis fazer IPO em fevereiro de 2011 (Getty Images)

Empresa diz ter 8% de participação no mercado nacional de cimento e quis fazer IPO em fevereiro de 2011 (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de abril de 2011 às 15h19.

São Paulo - A Liz Cimentos informou nesta sexta-feira que interrompeu sua planejada oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), mas que não desistiu da operação.

Segundo comunicado ao mercado, a Liz solicitou a interrupção da oferta à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) por até 60 dias, "em decorrência da atual conjuntura de mercado".

Segundo a empresa, os termos e as condições da oferta poderão ser revistos. "Eventuais modificações serão oportunamente comunicadas ao mercado", informou a Liz.

Mais cedo nesta sexta-feira, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) tinha dito que a Liz Cimentos ainda não havia se manifestado junto à autarquia sobre a oferta de ações da empresa que deveria ter sido precificada na véspera.

Por não ter precificado sua oferta no prazo previsto no cronograma da planejada IP, a Liz Cimentos tem duas alternativas: desistir da operação ou pedir interrupção da análise.

O prospecto preliminar da Liz Cimentos previa preço por ação entre 10 e 13 reais. Considerando o preço máximo e o exercício integral de lotes adicional e suplementar de ações, a empresa levantaria cerca de 837 milhões de reais com a operação, dinheiro que seria usado em sua expansão.

Pelo calendário da operação, as ações da Liz começariam a ser negociadas na bolsa em 4 de abril.

A companhia, que diz ter 8 por cento de participação no mercado nacional de cimento, entrou com pedido para realizar o IPO no início de fevereiro.

Focada nos mercados de Minas Gerais e São Paulo, maiores Estados consumidores do produto no país, a Liz possui uma fábrica integrada de cimento perto de Belo Horizonte, com capacidade instalada de cerca de 2 milhões de toneladas por ano e planos de chegar a 4,7 milhões de toneladas no final de 2012, após a conclusão do projeto de expansão em curso.

O coordenador-líder da oferta de ações da Liz é o Itaú BBA, banco de atacado do Itaú Unibanco. Também participam o JPMorgan e o BTG Pactual.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasMercado financeiroIPOsCVMCimentos Liz

Mais de Mercados

Ambipar perde R$ 4 bi em valor de mercado após conseguir proteção na Justiça contra credores

Assaí (ASAI3) fecha entre as maiores baixas do Ibovespa após processar GPA

Ibovespa fecha abaixo dos 146 mil pontos com dúvida sobre próximos passos do Fed

Dólar fecha em alta, a R$ 5,36, após dados fortes sobre economia dos EUA