Mercados

Localiza pode patinar na bolsa com crescimento acelerado

Empresa precisa de estrutura para vender os automóveis após o período de aluguel

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2012 às 11h48.

São Paulo – A alta taxa de crescimento da Localiza (RENT3) pode reduzir a rentabilidade das suas operações nos próximos anos, avalia o banco UBS em um relatório. A possível dificuldade a ser enfrentada será a estratégia de vendas de automóveis usados, cujo nível pode dobrar nos próximos anos, sem aumentar o número de lojas da marca própria “SemiNovos”.

O “problema” se dá pelo sucesso da subsidiária Total Fleet, empresa focada no aluguel, gerenciamento e terceirização de frotas para empresas. Após encerrado o período de aluguel, o automóvel é colocado à venda em uma das lojas do Grupo Localiza. Com o crescimento da Total Fleet e também do negócio tradicional de aluguel, a estrutura atual ficará pressionada.

“A Localiza precisaria iniciar e desenvolver o relacionamento com vendedores independentes de automóveis no interior para aumentar a capacidade de vendas e facilitar a renovação das frotas. Estimamos que esse canal aumente os gastos de vendas de 9,5% para 16% dentro das receitas do setor”, afirma o analista Victor Mizusaki, em um relatório.

Assumindo um crescimento da Localiza em 5 vezes o PIB e da Total Fleet em 2,5 vezes nos próximos cinco anos, o volume de vendas de carros da empresa dobraria em 2016. “Não há nenhum escopo em dobrar o número das lojas SemiNovos, e as margens de lucro podem cair devido ao menor preço para os carros usados e/ou maiores gastos operacionais associados com a venda dos automóveis”, ressalta Mizusaki.

O preço-alvo para a Localiza subiu de 31,60 reais para 38,60 reais, o que representa um potencial de valorização de 22%. A recomendação para os papéis segue em neutra.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasB3bolsas-de-valoresMercado financeiroFranquiasEmpresas suíçasLocalizaServiços diversosUBSAnálises fundamentalistasbancos-de-investimento

Mais de Mercados

Após lucro recorde, GM anuncia nova rodada de demissões nos EUA

Eleições na Argentina reacendem temor de nova crise nos mercados

Por que as ações da Ford estão indo melhor que as da Tesla em 2025

Grindr, aplicativo de relacionamento, recebe oferta para sair da bolsa