Invest

Mais de mil baristas da Starbucks (SBUX) entram em greve nos EUA por causa de roupas

A rede afirmou que a paralisação vem tendo um impacto limitado em suas 10.000 lojas nos EUA

A Starbucks Workers United vem sindicalizando trabalhadores da rede nos EUA desde 2021 (Joshua Trujillo/Starbucks/Divulgação)

A Starbucks Workers United vem sindicalizando trabalhadores da rede nos EUA desde 2021 (Joshua Trujillo/Starbucks/Divulgação)

Luiz Anversa
Luiz Anversa

Repórter

Publicado em 15 de maio de 2025 às 06h00.

Última atualização em 15 de maio de 2025 às 06h09.

Mais de 1.000 baristas da Starbucks (SBUX) em 75 lojas nos EUA estão em greve desde domingo para protestar contra um novo código de vestimenta da empresa.

Desde o início desta semana, a Starbucks estabeleceu alguns parâmetros para o que seus baristas podem usar sob seus aventais verdes. O código de vestimenta exige que os funcionários de lojas operadas e licenciadas pela empresa nos EUA e Canadá usem uma camisa preta lisa e calças jeans cáqui, pretas ou azuis, segundo reportagem do Yahoo Finance.

De acordo com o código de vestimenta anterior, os baristas podiam usar uma gama mais ampla de cores escuras e camisas estampadas. A Starbucks afirmou que as "novas regras destacariam seus aventais verdes e criariam uma sensação de familiaridade para os clientes, enquanto busca estabelecer um ambiente mais acolhedor e acolhedor em suas lojas".

Avental em negociação coletiva

O Starbucks Workers United, sindicato que representa os trabalhadores de 570 das 10.000 lojas próprias da Starbucks nos EUA, afirmou que o código de vestimenta deveria ser objeto de negociação coletiva.

A Starbucks afirmou na quarta-feira que a greve vem tendo um impacto limitado em suas 10.000 lojas nos EUA.

"Milhares de parceiros da Starbucks vieram trabalhar esta semana prontos para atender seus clientes e comunidades", afirmou a empresa em comunicado. "Seria mais produtivo se o sindicato se esforçasse da mesma forma para voltar à mesa de negociações e finalizar um contrato razoável."

A Starbucks Workers United vem sindicalizando trabalhadores da rede nos EUA desde 2021. A Starbucks e o sindicato ainda não chegaram a um acordo contratual, apesar de terem concordado em retornar à mesa de negociações em fevereiro do ano passado, segundo o Yahoo.

O sindicato informou que apresentou uma queixa ao Conselho Nacional de Relações Trabalhistas (National Labor Relations Board), alegando a falha da Starbucks em negociar o novo código de vestimenta.

Acompanhe tudo sobre:Starbucks

Mais de Invest

Com 63 bilhões de transações, PIX foi o meio de pagamento mais usado pelos brasileiros em 2024

Ibovespa abre próximo da estabilidade; dólar cai 0,35%

Lucro vem forte, mas Walmart congela projeções e avisa: preços vão subir

Como pedir um Uber no iFood ou um iFood no Uber? Veja como parceria vai funcionar