Mercados

Mercado adia aposta em alta da Selic após anúncio do PIB

Estímulos do governo, incluindo incentivos fiscais, maiores gastos e a pressão para a redução de tarifas de energia não estão conseguindo salvar a maior economia da AL


	Pregão da Bovespa: a maior queda dos juros futuros em oito semanas mostra que operadores estão adiando as expectativas de um aumento da taxa básica 
 (Luiz Prado/Divulgação/BM&FBOVESPA)

Pregão da Bovespa: a maior queda dos juros futuros em oito semanas mostra que operadores estão adiando as expectativas de um aumento da taxa básica  (Luiz Prado/Divulgação/BM&FBOVESPA)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de dezembro de 2012 às 07h48.

São Paulo - A maior queda dos juros futuros em oito semanas mostra que operadores estão adiando as expectativas de um aumento da taxa básica e especulando que o Banco Central manterá a Selic na mínima histórica para estimular o crescimento.

O Comitê de Política Monetária deve elevar a Selic em agosto em relação aos atuais 7,25 por cento, mostram as taxas dos contratos de juros futuros, um mês mais tarde do que os operadores vinham apostando até a divulgação do Produto Interno Bruto do terceiro trimestre, em 30 de novembro. O PIB cresceu 0,9 por cento no período na comparação anual, o pior desempenho entre os chamados BRIC.

Estímulos do governo, incluindo incentivos fiscais, maiores gastos e a pressão para a redução de tarifas de energia não estão conseguindo salvar a maior economia da América Latina de seu período de dois anos de expansão mais lento em uma década.

A inflação, que ultrapassou o centro da meta por 26 meses, pode ser atenuada pelo crescimento mais fraco do que o previsto, permitindo que o BC espere mais tempo para subir os juros, de acordo com Jankiel Santos, economista-chefe do Banco Espírito Santo de Investimento SA.

“Isso aumenta o período de tempo pelo qual o Banco Central pode manter a Selic inalterada”, disse Santos em entrevista por telefone de São Paulo. “Em vez de apostar em uma alta dos juros e uma retomada da tendência de alta no fim de 2013, isso pode acontecer só no início de 2014.”

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valoresEstatísticasIndicadores econômicosJurosSelic

Mais de Mercados

Ouro atinge maior valor em duas semanas com expectativa de novo corte de juros

Ibovespa opera acima dos 155 mil pontos, alinhado com exterior

Justiça decreta falência da Oi: a empresa vai fechar?

Altérra: Maior fundo climático do mundo não tem investimento no Brasil