Mercados

Mercado está errado sobre as ações da Vale, diz HSBC

Banco afirma que os papéis estão muito baratos e precificam uma recessão

vale (Agência Vale/Divulgação)

vale (Agência Vale/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de agosto de 2011 às 18h54.

São Paulo – As ações da Vale estão muito baratas para serem ignoradas, avalia o banco HSBC em relatório publicado nesta terça-feira. “O preço do papel está assumindo equivocadamente um retorno para um nível de recessão de uma margem Ebitda de 38% em 2012, comparado com a nossa estimativa de 53%”, afirma o analista Jonathan Brandt.

Ele afirma que o mercado está precificando o aumento dos riscos de uma recessão nos EUA e de uma desaceleração na China. “Nesse cenário, acreditamos que é importante olhar para os fundamentos, pois situações como essas normalmente presenteiam os investidores com oportunidades atrativas de compra”, destaca ele em sua análise.

Brandt ressalta que a empresa apresentou um desempenho em bolsa mais fraco do que os pares dos mercados em desenvolvimento no começo do ano por conta das preocupações sobre o aumento dos impostos e de royalties pagos ao governo, além da percepção de que a Vale é um investimento menos atraente do que a Rio Tinto, BHP, Anglo e Xstrata. "As ações da Vale são negociadas a um desconto injustificável de 23% em relação às mineradoras diversificadas", diz.

“Apesar de anúncios positivos da companhia, incluindo um programa de recompra de ações de 3 bilhões de dólares e a saída das negociações sobre a aquisição da Metorex que, em nossa visão, mostra uma boa gestão do capital, as ações da Vale continuam próximas dos menores níveis em 52 semanas”, ressalta o HSBC.

Depois de caírem 15 dólares por tonelada nos últimos meses, os preços do minério de ferro já subiram 10 dólares por tonelada e parecem ter se estabilizado, aponta o banco. O analista tem a recomendação “overweight” (alocação acima da média do mercado) para as ações. O preço-alvo para os papéis ordinários (VALE3) em 12 meses é de 54 reais e para os preferenciais de classe A (VALE5) é de 47,50 reais. Os alvos anteriores eram 57 reais e 57,50 reais, respectivamente.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasSiderúrgicasValeMineraçãoAçõesMercado financeiroAnálises fundamentalistas

Mais de Mercados

Oracle nomeia dois novos co-CEOs em meio à expansão em IA

Spirit Airlines vai deixar em licença 1.800 comissários durante 2ª falência em menos de um ano

Tarifaço reduz exportações de tecnologia da China para os EUA, mas Ásia mantém crescimento

Intel e agora OpenAI: a Nvidia já vale US$ 4 trilhões, mas quer mais