Mercados

Mercado europeu recua por resultados fracos e temor com EUA

Paris - As bolsas de valores da Europa operavam em queda nesta sexta-feira, ampliando os declínios da semana, depois que os parlamentares dos Estados Unidos não conseguiram resolver o impasse para elevar o teto de dívida do país, gerando temores de uma moratória na maior economia do mundo. O presidente da Câmara dos Deputados dos […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de julho de 2011 às 08h44.

Paris - As bolsas de valores da Europa operavam em queda nesta sexta-feira, ampliando os declínios da semana, depois que os parlamentares dos Estados Unidos não conseguiram resolver o impasse para elevar o teto de dívida do país, gerando temores de uma moratória na maior economia do mundo.

O presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, John Boehner, não conseguiu apoio suficiente para o seu plano na quinta-feira e expôs uma cisão dentro do Partido Republicano. As divergências prejudicam as chances de um acordo para elevar o teto de endividamento do país antes do prazo final, na terça-feira.

O apetite por risco também era reduzido após uma série de resultados empresariais decepcionantes e depois que a Moody's colocou o rating da Espanha em revisão para possível rebaixamento, devido ao crescimento econômico fraco do país e às pressões de financiamento do governo, derrubando o euro .

Às 8h34 (horário de Brasília), o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 caía 0,96 por cento, aos 1.078 pontos. O índice perdeu quase 3 por cento nesta semana.

O índice de blue-chips da zona do euro Euro STOXX 50 caía 0,8 por cento, aos 2.670 pontos.

As ações da Veolia Environnement tombavam 7,8 por cento.

O grupo francês de gestão de água e resíduos alertou que não cumprirá a meta de lucro neste ano.

Os papéis da Schneider Electric se depreciavam 4 por cento, depois que a empresa de gestão de energia disse que o impacto dos preços elevados de matérias-primas será bem maior que o previsto.

A bolsa da Espanha era especialmente pressionada neste pregão, após o alerta da Moody's, com o índice do setor bancário espanhol recuando 2,7 por cento.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsbolsas-de-valoresAçõesMercado financeiroEspanhaMoody'sFTSE

Mais de Mercados

Ambipar perde R$ 4 bi em valor de mercado após conseguir proteção na Justiça contra credores

Assaí (ASAI3) fecha entre as maiores baixas do Ibovespa após processar GPA

Ibovespa fecha abaixo dos 146 mil pontos com dúvida sobre próximos passos do Fed

Dólar fecha em alta, a R$ 5,36, após dados fortes sobre economia dos EUA