Invest

Mercados globais sobem com investidores de olho em isenções parciais das tarifas de Trump

Suspensão parcial de tarifas impulsiona tecnologia e leva bolsas europeias a registrar alta generalizada

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 14 de abril de 2025 às 06h06.

Tudo sobreMercados
Saiba mais

A semana começou com alta nas principais bolsas da Europa. Nesta segunda-feira, 14, o índice pan-europeu Stoxx 600 subia 2,2% às 5h30, no horário de Brasília, impulsionado por ganhos de 3% no setor de tecnologia e uma valorização de 3,4% nas ações de petróleo e gás, mesmo diante de projeções de queda nos preços do petróleo para 2025.

A melhora no sentimento de mercado ocorreu após o anúncio de uma isenção temporária de tarifas norte-americanas para smartphones, computadores e outros dispositivos eletrônicos. A decisão foi comunicada por autoridades dos Estados Unidos no fim de semana e ocorre em meio a uma política comercial volátil do presidente Donald Trump.

No acumulado de abril, o Stoxx 600 registra uma queda superior a 8%, enquanto o índice norte-americano S&P 500 apresenta uma retração de 4,43%. A trégua parcial no conflito comercial, ainda que temporária, proporcionou um fôlego aos mercados, em um momento em que a temporada de resultados corporativos também aquece as expectativas dos investidores.

No mercado asiático, a suspensão das tarifas impulsionou os papéis de tecnologia. Ações da Hon Hai Precision Industry, responsável pela montagem de iPhones para a Apple, avançaram 4,46% em Singapura.

No Japão, a fornecedora da Nvidia, Advantest Corp, subiu 3,89%, enquanto o SoftBank Group registrou alta de 2,29%. Em Seul, a LG Innotek, com forte exposição à Apple, valorizou-se em 7,26%.

O efeito da medida norte-americana se estendeu às bolsas emergentes.

O MSCI Asia Pacific subiu 1,5%, enquanto o índice MSCI Emerging Markets registrou avanço de 1,2%. Em Hong Kong, os destaques ficaram para a montadora Nio, com alta de 6,33%, além de Alibaba e Xpeng, que subiram 5,73% e 5,6%, respectivamente.

Nos Estados Unidos, os futuros dos principais índices apontavam para uma abertura positiva: o S&P 500 futuro subia 1,5%, o Nasdaq 100 futuro avançava 1,8% e o Dow Jones Industrial Average futuro registrava alta de 1%.

Acompanhe tudo sobre:MercadosÁsiaEuropaUnião EuropeiaEstados Unidos (EUA)

Mais de Invest

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump

Vale a pena investir em arte? Entenda como funciona o mercado

Ibovespa fecha em queda de 1,61% pressionado por tensões políticas